Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Seg | 12.06.23

Rede de Bibliotecas de Olhão: Juntos, para irmos mais longe…

2023-06-12 pq.png

Olhão, a capital da Ria Formosa, tem uma população de cerca de 46.000 habitantes, e é conhecida pelo seu importante porto de pescas, pela sua paisagem única de ilhas, canais, dunas e lagoas, pelos seus mercados de tom avermelhado e por ser um destino popular entre os turistas que visitam o Algarve.

A cidade é rica em história e cultura, com um centro histórico encantador que oferece uma mistura de arquitetura tradicional portuguesa e influências mouriscas.

elisabete2.jpg

Olhão é cosmopolita e tradicional, animada e jovem. O número de crianças e jovens que frequentam as escolas de Olhão é de cerca de 6200 distribuídos por quatro agrupamentos de escolas e uma escola privada.

Em Olhão há Bibliotecas: dezasseis bibliotecas escolares, treze  das quais integradas na Rede de Bibliotecas Escolares, uma Biblioteca Municipal, um Museu Municipal e um Arquivo Histórico.

A Rede de Bibliotecas de Olhão (RBO) abrange todas as bibliotecas do concelho e resulta de um trabalho colaborativo que se foi construindo e consolidando ao longo dos anos.

A RBO foi formalizada em 2016, com a assinatura do protocolo entre a autarquia, os agrupamentos de escolas e um colégio particular, mas o grupo de trabalho das bibliotecas de Olhão funciona, regularmente, desde 2002, com o desenvolvimento de algumas atividades conjuntas: concursos, mostras, jornadas, encontros com escritores e formação. 

Esta rede define-se como uma estrutura de cooperação aberta à participação de todas as bibliotecas do concelho, visando o fortalecimento da ligação entre as mesmas e otimizando atividades e recursos através de uma parceria efetiva.

Os principais objetivos desta Rede, estabelecidos aquando da sua formalização, passam por:

- criação de um Portal, que efetive o acesso à informação em diversos suportes e estimule a difusão das ações desenvolvidas colaborativamente;

- enriquecimento do Catálogo Coletivo e sua disponibilização em linha, como forma de promover um mais rápido acesso aos recursos documentais e, simultaneamente, uma gestão integrada da coleção ao nível concelhio;

- criação de serviços e produtos digitais adequados aos interesses dos utilizadores;

- promoção e desenvolvimento colaborativo de projetos e atividades;

- partilha de recursos entre as bibliotecas parceiras.

 

O Plano de Atividades da RBO, elaborado anualmente, contempla diversas iniciativas e projetos, que vão desde a promoção da leitura, o desenvolvimento do currículo e das literacias (exposições, oficinas, encontros com escritores, palestras, concursos), até atividades de formação e gestão das coleções e do catálogo coletivo.

Ao nível da promoção da leitura e das literacias, destacam-se as seguintes atividades que ocorrem anualmente:

- Batalha dos livros - concurso de leitura que se realiza em todas escolas e níveis de escolaridade do concelho, desde 2008;

- Encontro com autores - anualmente, organiza-se a visita de um ou mais autores para todas as escolas;

- Ver para Ler - concurso de leitura e literacia dos media e da informação, destinado ao 3.º ciclo e secundário.

- Workshops de promoção e mediação da leitura com vários profissionais.

Quanto a atividades de gestão das bibliotecas, destaca- se o trabalho sistemático ao nível da:

- Formação em biblioteconomia e uso de plataformas de gestão documental;

- Monitorização e criação de manuais de procedimentos e outros documentos;

- Criação e atualização do catálogo coletivo.

A RBO conta com uma presença em linha bastante relevante, que inclui dois canais: um portal e uma rede social, dinamizados pelos seus membros.

 

O grupo de trabalho da Rede de Bibliotecas de Olhão é constituído por seis professores bibliotecários, um técnico superior representante da escola privada e a técnica superior representante do SABE (Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares) da Biblioteca Municipal. Neste grupo tem ainda presença assídua a Coordenadora Interconcelhia de Bibliotecas Escolares (RBE), que apoia o trabalho da Rede e colabora regularmente na concretização do seu plano de atividades.

 

A Rede de Bibliotecas de Olhão representa, a meu ver, o verdadeiro espírito de trabalho em rede, pois o grupo é coeso, focado nos objetivos a que se propõe, incentivando a participação de toda a equipa, sempre com uma forte preocupação no desenvolvimento dos hábitos e do prazer de ler e das aprendizagens dos alunos."

 

Conheça mais sobre a Rede de Bibliotecas de olhão nesta apresentação

 

Elisabete Duarte

Bibliotecária e representante do SABE

_____________________________________________________________________________________________________________________