Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Ter | 22.03.22

Rede de Bibliotecas de Elvas

2022-03-22.png

No dia 15 de março de 2022 teve lugar na Biblioteca Municipal de Elvas Dr.ª Elsa Grilo a cerimónia de assinatura do protocolo de cooperação da Rede de Bibliotecas de Elvas (RBELV).

A Rede de Bibliotecas de Elvas (RBELV) integra todas as bibliotecas e centros documentais do concelho de Elvas, numa parceria articulada entre a autarquia, a educação, a cultura, o ensino superior, a ciência e tecnologia. Fazem parte as seguintes entidades: Município de Elvas; Agrupamentos de Escolas n.º 1, 2 e 3 de Elvas, Colégio Luso-Britânico de Elvas, Museu Militar de Elvas, Estabelecimento Prisional de Elvas, Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior Agrária de Elvas e Europe Direct do Alto Alentejo.

Esta Rede de Bibliotecas tem como missão o desenvolvimento de uma política integrada de promoção da leitura, da escrita e das múltiplas literacias, nomeadamente, a cultural, a científica e a digital, para crianças, jovens e adultos, não só de todos os níveis de ensino, que integram a rede, como também da população em geral, nesta região do interior do país.

Pretende a criação de parcerias entre as várias instituições e a promoção de dinâmicas na área das literacias, gerais e específicas, dirigidas a públicos diferenciados de modo a reforçar e estreitar a ligação entre os responsáveis da comunidade educativa local, o Município de Elvas, nomeadamente através da Biblioteca Municipal, e/ou outros parceiros tidos por convenientes na prossecução dos objetivos da referida Rede.

Um dos objetivos é a criação de um Portal que assuma uma identidade consolidada que reúna os diversos elementos e seja reflexo dos objetivos e práticas comuns.

Outro dos objetivos é o lançamento de um Catálogo Coletivo Online das Bibliotecas do Concelho de Elvas, fomentando o empréstimo interbibliotecas e políticas de aquisições, que visem a otimização de recursos, a promoção de leitura e o desenvolvimento das literacias. Pretende-se ainda a dinamização de atividades que promovam as bibliotecas e, de forma colaborativa, incrementem a formação dos profissionais das bibliotecas.

A Rede de Bibliotecas de Elvas assume-se como uma entidade de partilha e colaboração entre parceiros de modo a agilizar e racionalizar o esforço de cada um, tendo por meta contribuir para o bem e felicidade da comunidade onde se insere.

_____________________________________________________________________________________________________________________