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Blogue RBE

Sex | 12.04.24

Rede de Bibliotecas de Amares: juntos fazemos mais e melhor!

por Anabela Costa, Coordenadora da Biblioteca Municipal Francisco de Sá de Miranda, Amares

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Em 2003 o Município de Amares e o Agrupamento de Escolas de Amares apresentam uma candidatura à Rede de Bibliotecas Escolares onde foi aprovada a instalação cinco bibliotecas em escolas do 1.º ciclo/pré-escolar, nas freguesias de Amares, Barreiros, Caires, Figueiredo e Rendufe. Posteriormente, com a reformulação do parque escolar de Amares, em 2011, onde todos os alunos do pré-escolar e 1º ciclo foram agrupados em seis centros educativos (Bouro, Amares, Ferreiros, Rendufe, Lago e Caldelas), foram criadas novas bibliotecas e outras adaptadas. O Município de Amares foi responsável pelos projetos de adaptação dos espaços, pela aquisição de mobiliário, de equipamento informático e dos fundos documentais. Nesta altura já as bibliotecas da Escola EB2/3 e da Escola Secundária de Amares integravam a RBE. Este trabalho de instalação das bibliotecas escolares obrigou à articulação dos trabalhos com a direção do Agrupamento de Escolas, com os coordenadores das escolas do 1º ciclo/Pré-escolar, com os professores que já se encontravam nas bibliotecas escolares e os técnicos da Câmara Municipal de Amares (Chefe de Divisão da Educação, Arquiteto e Bibliotecária Municipal).

Encontrava-se o edifício da Biblioteca Municipal na fase final de construção, quando foi criado formalmente o SABE – Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares, em 2012. O Município de Amares compromete-se a disponibilizar apoio técnico, software, licenças, reforço das coleções e parcerias em projetos e atividades de promoção do livro, da leitura e da escrita, junto da comunidade escolar.

Foto Anabela.jpgA Rede de Bibliotecas de Amares (RBAmares) foi formalizada em 2017, processo este que resulta já de um longo percurso de trabalho em rede. Passam a fazer parte da RBAmares 10 bibliotecas:

  • Biblioteca Municipal Francisco de Sá de Miranda;
  • Biblioteca do Centro Escolar D. Gualdim Pais;
  • Biblioteca do Centro Escolar de Bouro;
  • Biblioteca do Centro Escolar de Caldelas;
  • Biblioteca do Centro Escolar de Ferreiros;
  • Biblioteca do Centro Escolar Vale do Cávado;
  • Biblioteca do Centro Escolar Vale do Homem;
  • Biblioteca da Escola EB2/3 de Amares;
  • Biblioteca da Escola Secundária de Amares;
  • Biblioteca do Instituto Superior de Saúde – ISAVE.

O maior projeto da RBAmares foi criar o catálogo coletivo online, que foi possível com a aquisição, pelo Município de Amares, do software de gestão documental, do licenciamento para todas as bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Amares e de formação técnica, permitindo a rentabilização de recursos humanos, técnicos e financeiros.

Periodicamente são realizadas reuniões de trabalho para definição do plano anual de atividades da RBAmares, assuntos relacionados com o catálogo coletivo, planeamento de formação, organização de atividades e parcerias em projetos de promoção da leitura.

Esta rede, com cerca de 20 anos de trabalho colaborativo, tem organizado ao longo dos anos várias iniciativas, das quais se destacam:

  • O projeto O Caminho das Letras (2004-2005);
  • A Feira do Livro de Amares e Mostra Pedagógica (2003-2024);
  • O projeto ParAmares a Leitura (2018-2021);
  • O projeto Amares a Leitura (2023);
  • A colaboração com o Centro de Estudos Mirandinos na organização do Prémio Escolar Francisco de Sá de Miranda;
  • O apoio do Município de Amares no desenvolvimento das coleções;
  • O empréstimo interbibliotecas;
  • A participação do Serviço Educativo da BMA no MIBE, com a realização de sessões de contos;
  • A colaboração na organização da Semana da Leitura;
  • A organização das várias fases do Concurso Interconcelhio de Leitura do Cávado em articulação com a RIBCA;
  • A colaboração na organização das Jornadas Interconcelhias de Bibliotecas;
  • A implementação do catálogo coletivo;
  • Encontros com escritores e de oficinas de ilustração.

As atividades desenvolvidas pela rede concelhia de bibliotecas escolares oferecem ferramentas aos alunos na área da leitura, da escrita e da literacia digital, facilitando no seu dia-a-dia a compreensão dos conteúdos curriculares das várias disciplinas, promovendo o sucesso educativo e a motivação para as aprendizagens. A avaliação geral é muito positiva, quer do ponto de vista dos resultados apurados, quer do feedback positivo dos alunos e professores envolvidos. A evolução nas aprendizagens e a evolução individual de cada criança ou jovem contribui para um maior sucesso na vida pessoal e no futuro profissional, e como consequência, maior felicidade e maior probabilidade de desenvolvimento de um território.

Amares, 8 de março de 2024
Anabela Costa
Coordenadora da Biblioteca Municipal Francisco de Sá de Miranda, Amares

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