Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




IMG_3705.JPG

Assinatura do protocolo da Rede de Bibliotecas da Sertã. Da direita para a esquerda: Presidente da Câmara Municipal da Sertã,José Farinha Nunes, Diretor do AE da Sertã, José Carlos Fernandes, Ana Sofia Marçal, Bibliotecária Municipal e Lucília Santos, Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares

 

No passado dia 23 de outubro foi assinado, na Escola Básica da Cumeada, o Protocolo de Cooperação entre o Município da Sertã e o Agrupamento de Escolas de Sertã (AES), representados pelo presidente da autarquia, José Farinha Nunes, e pelo diretor do Agrupamento, José Carlos Fernandes. Esteve ainda presente a coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, a professora Lucília Santos, em representação daquela entidade.

O presente documento institucionaliza as práticas colaborativas que já ocorrem há vários anos entre as Bibliotecas Escolares do AES e a Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, com base no Acordo de Cooperação constante no Despacho n.º 15 073, publicado no Diário da República, 2.a série, n.º 134 de 13 de julho de 2006, celebrado com a Rede de Bibliotecas Escolares.

A Rede agora formalizada – Rede de Bibliotecas da Sertã (RBS) – visa aprofundar as práticas existentes entre as entidades que gerem e disponibilizam informação no concelho da Sertã, nomeadamente ao nível da gestão, da disponibilização de recursos documentais e da promoção de ações na área das literacias; implementar um plano concelhio de leitura e desenvolver um portal digital online das Bibliotecas do concelho da Sertã, integrando um catálogo coletivo.

No sentido de operacionalizar a organização e o funcionamento da RBS foram ainda apresentadas as Normas de Funcionamento, que são parte integrante do presente protocolo.

Esta cerimónia culminou com a primeira sessão deste ano letivo, nesta escola, do projeto “Leitores do Património”, concebido pela autora Joana Lopes e dinamizado pela mesma e pela equipa da Biblioteca Municipal. A sessão desenvolveu-se em torno da temática “Memórias com a Natureza” tendo sido apresentados exemplos de produtos recolhidos na natureza e que, em tempos idos, eram usados na vida quotidiana das pessoas (madeira, xisto, milho, lã, …), não só para fins utilitários (construção de casas, alimentação, …), mas também decorativos (brinquedos, por exemplo, bonecas…). Foi ainda apresentado o conto tradicional Um ladrão debaixo da cama, recontado por Alice Vieira, que serviu de mote para a apresentação de plantas autóctones utilizadas com fins medicinais, chás, ... A sessão terminou com uma atividade prática (construção de pacotinhos de chá) e sugestões de leitura.

Parabéns à Rede de Bibliotecas da Sertã e ao projeto “Leitores do Património” pelo trabalho desenvolvido em prol da leitura e da divulgação da cultura e tradições populares.

As professoras bibliotecárias do AE da Sertã

Isabel Barroso e Elsa Vasconcelos



RBE


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.



Twitter



Perfil SAPO

foto do autor