Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Qua | 16.12.20

Recursos de apoio à integração de famílias e alunos migrantes ou pertencentes a minorias étnicas

2020-12-16 RECURSOS ACM_ESCOLAS_2020.jpg

Insegurança, incerteza, vulnerabilidade! Estes sentimentos tornaram-se presenças no nosso quotidiano e, de forma muito mais intensa, no das famílias e crianças que estão deslocadas do seu país ou pertencem a minorias étnicas.
Para as apoiar, o Alto Comissariado para as Migrações disponibiliza recursos e serviços pensados para acudir às suas maiores dificuldades. Ficam alguns exemplos:

• Serviço de tradução telefónica, imediata ou mediante marcação: por exemplo, um pai/mãe ou encarregado/a de educação de um/a aluno/a, ou as próprias crianças e jovens, podem solicitar este serviço através destes contactos: 808 257 257 (rede fixa) ou 218 106 191 (rede móvel).

• Informações sobre o Covid 19: em formato impresso ou em linha, existem indicações preparadas em Árabe, Bengali, Francês, Hindi, Inglês, Mandarim, Nepalês, Inglês, Russo,…

• Cursos de língua portuguesa: gratuitos, presenciais ou a distância, para jovens desde os 15 anos e adultos.

• Centros de Apoio à Integração de Migrantes: onde se presta apoio em questões tão diversas como emprego, legalização, saúde, segurança social, apoio jurídico, educação, habitação.

• Programa ‘Mentores para Migrantes’: em que um/a voluntário/a se oferece para acudir a necessidades específicas, seja na prática da língua, na procura de emprego, no apoio escolar...

A biblioteca escolar, enquanto espaço inclusivo por excelência na escola, pode constituir-se como um medidador entre estes serviços e os diferentes atores da escola, divulgando-os na sua comunidade.

Para que acolhimento, solidariedade, inclusão não sejam palavras vãs nas nossas escolas e nas nossas comunidades, registe, divulgue, utilize.

_____________________________________________________________________________________________________________________

Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0