Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Ter | 29.07.25

(Re)Criar Camões com sustentabilidade

Blogue (15).png

Arte, Cultura e Ambiente no 2.º Ciclo

No âmbito das comemorações dos 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões, a Biblioteca Escolar, do Agrupamento de Escolas de Torrão, promoveu uma atividade interdisciplinar que aliou literatura, artes e educação ambiental. O desafio lançado, (Re)Criar Camões, teve como objetivo reinterpretar a obra camoniana através de formas de expressão artística contemporânea, envolvendo os alunos do 2.º ciclo numa experiência criativa e sustentável.

Esta iniciativa articulou-se com a área de Expressão Dramática e Artística, integrada na Oferta de Escola e foi orientada pelos professores Ana Guadalupe Fialho e Duarte Guerreiro, em colaboração com a biblioteca. O projeto teve como inspiração o movimento artístico Cubismo, explorando a desconstrução da imagem e a multiplicidade de pontos de vista, numa abordagem inovadora à figura de Camões.

Um Camões cubista e sustentável

A atividade teve início com o visionamento de um filme biográfico sobre Camões, que serviu de ponto de partida para a reflexão artística. Em seguida, os alunos foram convidados a conhecer o Cubismo e a sua linguagem visual, desafiando-os a criar retratos do poeta inspirados neste movimento.

Com um forte compromisso com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 – Consumo e Produção Sustentáveis, as produções foram realizadas com materiais reutilizados, como cartão, incentivando práticas de prevenção, redução e reciclagem de resíduos. Este trabalho artístico não só promoveu a consciência ecológica como também valorizou a criatividade e a inovação dos alunos.

A Exposição: Diálogo entre o Clássico e o Contemporâneo

O culminar do projeto foi a instalação de uma exposição coletiva no Museu Etnográfico do Torrão, aberta à comunidade. Esta mostra não só deu visibilidade às obras criadas pelos alunos, como também proporcionou um espaço de partilha e fruição cultural, cruzando o passado literário com as linguagens artísticas do presente.

Através deste projeto, os alunos não só aprofundaram o conhecimento sobre a vida e obra de Camões, como também foram desafiados a pensar criticamente sobre o papel da arte, da cultura e da sustentabilidade no mundo atual.

_____________________________________________________________________________________________________________________

Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0