Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Qua | 06.12.23

(Re)criar a Biblioteca Escolar: EB Frei Manuel Cardoso em festa!

2023-11-29.png

A Escola Básica Frei Manuel Cardoso, do Agrupamento de Escolas de Fronteira esteve em festa na tarde do dia 26 de outubro: após um processo de requalificação do espaço, o qual contou com o apoio da RBE e investimento do Agrupamento, o espaço foi apresentado à comunidade educativa.

A biblioteca escolar passou a disponibilizar um espaço flexível, moderno e adaptado às necessidades atuais dos alunos. Para isso, foi adquirido mobiliário novo, funcional, permitindo uma utilização e transformação constante do espaço. Uma biblioteca moderna, com um fundo documental atualizado e equipamento atual e atrativo, para toda a comunidade.

A iniciativa contou com a presença da Dra. Fátima Bonzinho, em representação da RBE, Dra. Maria Mário Murteira e Dra. Ana Martins em representação da DGEstE; o Diretor do Agrupamento, Dr. João Pedro Polido; Sub- Diretora do Agrupamento, Dra. Maria do Céu Peças; Vereadora da Educação Dra. Rita Teixeira Rodrigues; Presidente da Freguesia de Fronteira, Sr. António Luís Palrão; para além de outros convidados, Técnica Superior da Biblioteca Municipal; Professores; Alunos; Assistentes Técnicos e Operacionais.

O evento (Re) Criar a Biblioteca foi integrado nas comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE) e contou com uma animação, dinamizada pelo S’Em Fronteiras, Grupo de Teatro Escolar do Agrupamento, sob a encenação de Maria de Campos, baseada nas seguintes obras:

  • Todos os escritores do mundo têm a cabeça cheia de piolhos de José Luís Peixoto
  • A fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas, de Luísa Ducla Soares
  • O morcego bibliotecário, de Cármen Zita Ferreira
  • A Biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente, de Mafalda Milhões.

A Professora Bibliotecária, Ana Maria Taveira apresentou o projeto @treve-te +, que o Agrupamento de Escolas de Fronteira e a Biblioteca Escolar viram aprovado e financiado pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e que permitiu a requalificação do espaço. Este projeto permitiu a criação de um canal digital, onde são disponibilizadas videoaulas de apoio ao desenvolvimento curricular, uma mais-valia para toda a comunidade escolar.

A cerimónia culminou com o descerramento de uma placa onde ficou registado o reconhecimento pelo apoio do Diretor do Agrupamento, Dr. João Pedro Polido.

_____________________________________________________________________________________________________________________