Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Qui | 03.03.16

Reconstruindo a tecnoliteracia: uma abordagem de múltiplas literacias

reconstruindo.png

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Clique na imagem para ler o artigo.

 

Reconstruindo a tecnoliteracia: uma abordagem de múltiplas literacias

Douglas Kellner, Richard Kahn

 

 

Resumo

Muito tem sido escrito sobre o conceito de "literacia tecnológica". Este artigo começa com uma breve análise dos significados que "tecnologia" e "literacia" receberam, no sentido de procurar entender a qual tipo de conhecimento e habilidades que a "tecnoliteracia" se refere. Richard Kahn e Douglas Kellner resumem as amplas trajetórias de desenvolvimento em programas hegemônicos de tecnoliteracias contemporâneas, desde suas supostas origens como "literacia computacional". Em contrapartida, revelam como essa abordagem tem sido tacitamente desafiada em nível institucional global por meio do Projeto 2000+ das Nações Unidas, e teorizam como isso pode estar ligado a um projeto democrático de revisão da educação por meio das múltiplas literacias. Por fim, os autores refletem sobre o que significará reconstruir amplamente a tecnoliteracia nas diversas áreas da sociedade.

 

Ler mais >>

_____________________________________________________________________________________________________________________

Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0