RBE e Rómulo - Centro de Ciência Viva da Universidade de Coimbra | Reforço da parceria
No último dia 12, a Rede de Bibliotecas Escolares renovou o compromisso com Rómulo • Centro de Ciência Viva da Universidade de Coimbra, uma atualização da carta de compromisso que, nos seus diversos pontos, se enquadra no âmbito do novo Quadro Estratégico da Rede de Bibliotecas Escolares - Bibliotecas Escolares: Presentes para o Futuro [1], particularmente ao nível do eixo estratégico – Ligações.
Pretendendo-se que todas as comunidades educativas possam ter excelentes bibliotecas escolares e serviços associados, é fundamental criar ligações para “garantir que as bibliotecas escolares se afirmem como parceiras relevantes em qualquer sede onde se pensem questões relacionadas com a educação (p.17). Neste sentido, e no âmbito das linhas de ação deste Eixo estratégico [Ligações], esta aproximação, com o estabelecimento de iniciativas conjuntas entre o RÓMULO e a RBE, visa proporcionar às bibliotecas escolares uma rede de otimização e partilha de saberes, recursos e práticas/iniciativas, que fomentem aprendizagens diversificadas, em programas com ação conjunta.
No âmbito desta colaboração, poderão ainda estabelecer-se ações conjuntas de consultadoria e formação, palestras e oficinas práticas/intervenções dirigidas em contexto de biblioteca escolar/turma e outras atividades de leitura e de divulgação científica.
Neste primeiro ano, e no que concerne ao programa formativo que se encontra desenhado, a ação circunscrever-se-á a escolas do 1º CEB (com incidência preferencial no 4º ano)/ bibliotecas do concelho de Coimbra e limítrofes, a constar numa programação anual que evidencie atividades sequenciais. A possibilidade da participação do seu diretor (atualmente, ainda, o professor Carlos Fiolhais) em palestras manter-se-á, bem como a divulgação, pela RBE, de sugestões bibliográficas no âmbito da cultura científica, de exclusiva responsabilidade do professor Carlos Fiolhais. Potenciar a utilização e difusão de recursos educativos e iniciativas associadas ao Rómulo será outro dos desígnios deste compromisso.
Brevemente, toda a informação ficará disponível no portal RBE, no separador “Projetos”.
Recorda-se um dos recursos que esteve disponível no portal e que se convida a rever – Leituras Luminosas (escolha de Carlos Fiolhais).
Referência
[1] Portugal. Rede de Bibliotecas Escolares (2021). Bibliotecas Escolares: presentes para o futuro. Programa Rede de Bibliotecas Escolares: Quadro estratégico: 2021-2027. https://rbe.mec.pt/np4/file/890/qe__21.27.pdf