Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Ter | 20.07.21

Quando o oceano também nos aproxima! | Leitur@s sustentáveis em partilha - clube de leitura

2021-07-21.png

 

São leitur@s sustentáveis em partilha, em vários sotaques, em várias geografias e em língua portuguesa! São parcerias reforçadas pelas bibliotecas escolares, integradas na rede de bibliotecas escolares, distantes geograficamente, mas com a mesma missão! Conjuntamente, adaptando ao contexto de cada território, convocaram para as multiliteracias, para a sustentabilidade global, em torno de temáticas que se revelam cada vez mais urgentes! Foram estas as premissas que constituíram as linhas desafiadoras entre Coimbra e São Tomé e Príncipe para se pensar e agir, de forma mais interventiva, no presente, e na construção de um futuro melhor.

Diálogos fugazes, mas convictos da importância de conhecer outras realidades para melhor se empreender um caminho comum, conduziram à materialização de um projeto que decorreu ao longo do ano, mas que se orientou para um encontro bianual, com a forma de clube de leitura, e com o estandarte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). São 17 ODS, em áreas que afetam a qualidade de vida de todos os cidadãos do mundo e que importa dar a conhecer, debater, consciencializar e projetar para o plano interventivo. Reconheceu-se na literatura possibilidades ímpares enquanto excelente instrumento de ativismo e promoção de ações de cidadania com e dos alunos.

 

epstp.jpeg

 

No primeiro encontro, realizado no dia 15 de dezembro, participaram as seguintes escolas: Escola Portuguesa de S. Tomé e Príncipe (EPSTP), o Agrupamento de Escolas Coimbra Sul, a Escola Camilo Castelo Branco de Luanda, Angola e a Escola Básica e Secundária de Velas, S. Jorge, Açores, convidadas para integrarem o projeto. Os 3 primeiros ODS [1. Erradicar a pobreza; 2. Erradicar a fome; 3. Saúde de qualidade] constituíram o mote para a seleção de textos de autores da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, pelos alunos que prepararam a sua intervenção com leituras expressivas para a videoconferência, momento de grande fruição e de interação com os colegas das outras escolas. No AE Coimbra Sul, os três ODS selecionados promoveram também a produção de textos originais e a apresentação de dois poemas finalistas do desafio “Há poesia na escola”, (Rede de Bibliotecas de Coimbra/SABE), envolvendo alunos dos 6.º 7.º e 8.º anos. Mais informação no blogue das Bibliotecas do AE Coimbra Sul. Siga: [https://cutt.ly/ZmBBUNQ].

 

aecsul (1).jpg

 

O segundo momento de encontro ocorreu no dia 23 de abril em jeito de celebração do Dia Mundial do Livro e direitos de autor. Múltiplas Leituras, previamente selecionadas e partilhadas e com sabor a Liberdade, evocando-se quer o “25 de abril de 1974” como o direito dos povos à autodeterminação. Leituras em alternância, à “desgarrada” entre os alunos da EB Alice Gouveia e os da Escola Portuguesa de S. Tomé e Príncipe, repletas de poetas e poetisas, canta-autores, personagens da liberdade, utopias e realidades múltiplas, em língua portuguesa.  Leituras que sublinhavam (4. ) Educação de qualidade; (5.) Igualdade de género e (16. ) Paz, justiça e instituições eficazes, os ODS trabalhados e inspiradores para mais um encontro, com novos textos e renovada motivação para ver os colegas do outro lado. E a leitura aconteceu, a par, individualmente, emotiva, mas sempre bela! Fez-se acompanhar, o que muito enriqueceu o momento, de breves manifestação com slogans, cartazes que expressaram a alegria dos alunos (a sua voz), culminando com um instante musical dos alunos de São Tomé em jeito de surpresa para os seus colegas de Coimbra. Neste dia, Leitur@s sustentáveis em partilha - clube teve a presença das diretoras das duas escolas/ agrupamento que se associaram à representante da RBE, a coordenadora interconcelhia, Helena Duque. 

 

23 abril (1).jpeg

 

A construção deste projeto, que desejamos muito que se reforce, é indissociável do fortalecimento de parcerias internas ao nível da articulação curricular entre as disciplinas de Português, Cidadania e Desenvolvimento, História e Geografia de Portugal, Educação Visual e Educação Musical, que testemunharam a seleção dos autores e textos, a adaptação das músicas, a elaboração dos cartazes com a validação curricular dos professores das respetivas áreas.

Esta parceria vai consolidar-se e evoluir, renovada por uma cultura, uma história e um oceano que nos aproxima!

Veja também um breve vídeo do 1º encontro – https://youtu.be/jS0Wokk4EbQ

Professora Bibliotecária Maria João Caldeira [AE Coimbra Sul]

Professora Bibliotecária Dina Mendes [EP São Tomé e Príncipe]

_____________________________________________________________________________________________________________________