Quando a estratégia para a literacia da informação implica um trabalho continuado – a experiência com o projeto WEIWE(R)BE
A Escola Básica e Secundária de Penacova integrou um conjunto de seis escolas que, em 2020/ 2021, aceitaram o convite para desenvolver o projeto piloto WEIWE(R)BE coordenado pela Rede de Bibliotecas Escolares em parceria com a Universidade Aberta.
Localmente, este projeto foi desenvolvido, ao longo de seis meses, junto das turmas do 10º ano do Curso de Ciências e Tecnologias, pela biblioteca escolar em situação de coensino com a docente de Biologia/ Geologia e teve como principal objetivo capacitar os alunos para uma leitura crítica e uso eficaz e ético da informação, especialmente da informação disponível na Internet.
Ao longo de seis meses, e apesar do confinamento, presencialmente e a distância, alunos e professores desenvolveram um trabalho de pesquisa de informação sobre as ameaças à biodiversidade no planeta Terra. Focando-se no estudo de espécies localmente relevantes como a acácia, a vespa asiática e a lampreia, procurámos compreender os problemas em torno destas espécies e, num exercício de cidadania responsável, disseminar na comunidade as respostas da ciência para a superação dos problemas identificados. Se a temática era aliciante e permitiria o acesso a informação diversa, em diferentes suportes, numa estreita articulação com o currículo e a biblioteca escolar, então acreditou-se que estaríamos num campo laboratorial de excelência para treinar, em contexto de aprendizagem, as competências para o que aponta o perfil dos alunos e bem assim um bom programa de literacia de informação. (imagem 1)
Em diversas sessões previamente estruturadas desencadeou-se o processo que decorreu em espaço físico (sala de aula/ biblioteca e a distância) e a distância, por força das condições que a situação epidemiológica nos obrigou. O plano inicialmente traçado obrigou-nos a participar numa sessão, com a equipa do projeto, a distância, mas ainda assim fundamental neste processo que foi sempre complementado localmente. (imagem 2)
Reconhecemos pois que o projeto Weiwe(R)BE uniu todos os envolvidos num compromisso de mudança na forma de preparação e desenvolvimento do processo de pesquisa.
Seguindo o método da “pesquisa orientada” de Carol Kuhlthau, a biblioteca, em colaboração com a docente da disciplina, acompanhou e apoiou os alunos ao longo de todas as etapas do processo de pesquisa de informação, desde o planeamento à apresentação do produto final, contribuindo para o desenvolvimento de competências do âmbito das literacias da informação e dos média e digital, em contexto de aprendizagem.
Neste percurso formativo, os alunos tiveram oportunidade de conhecer e aplicar métodos de seleção de fontes de informação; compreender a importância da propriedade intelectual e do respeito pelos direitos de autor; conhecer e aplicar diferentes formas de inserir citações no texto; tomar conhecimento da existência de diversas normas de referenciação bibliográfica e usar ferramentas digitais para a referenciação das fontes consultadas. Ganharam um novo olhar sobre a Wikipédia, conheceram o Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) e outros Recursos Educativos Abertos (REA) e também o valor dos procedimentos de licenciamento de conteúdos. (imagem 3)
Foi uma experiência de aprendizagem muito gratificante que contribuiu para o desenvolvimento de uma cultura educacional de colaboração: intensificou a cooperação dos alunos entre si, a articulação e o trabalho colaborativo da docente da disciplina com a biblioteca escolar e também fomentou a colaboração na relação entre professores e alunos.
Foi um projeto transformador que gerou nos docentes e alunos envolvidos o compromisso com uma conduta crítica, refletida e responsável no uso da informação para a construção do conhecimento.
De todas as conclusões que poderíamos ainda acrescentar queremos apenas afirmar que foi para nós uma grande honra poder contar com a disponibilidade da equipa da rede de bibliotecas Escolares /universidade aberta neste processo de aprender a aprender e que a apropriação que todos fazemos desse projeto o fará crescer na nossa escola. Compromisso aceite!
Imagens das apresentações (4 e 5).
Georgina Ferreira (professora de Biologia/ Geologia) e Lurdes Dias (professora bibliotecária)
Raquel Nunes e Rodrigo Carvalho (alunos que representaram a turma do 10ºB)
VER - https://fb.watch/6r_CkIWqUR/
Imagem 1 - Sessão de trabalho com a turma em contexto de coensino
Imagem 2 - Sessão de trabalho dirigida pela equipa nacional do projeto - a distância (os alunos estavam em casa)
Imagem 3 - Alunos na BE a preparar a comunicação final
Imagem 4 - Treino da comunicação final - 26 de maio
Imagem 5 - Sessão de encerramento - 8 de junho