Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Ter | 03.05.22

Quando a biblioteca da escola se transforma num laboratório

Escola Básica de Santo Isidoro do AE da Ericeira

2022-05-03.jpg

Ao preparar a vinda da escritora Maria Francisca Macedo à Escola Básica de Santo Isidoro, AE da Ericeira, no âmbito da leitura dos livros da coleção O Clube dos Cientistas, os alunos do 1.º ciclo foram surpreendidos com o espaço da biblioteca transformado em laboratório, de modo a poderem pôr em prática algumas das experiências sugeridas no livro trabalhado em sala de aula.

A sugestão pedagógica apresentada aos professores titulares “alia a promoção da leitura e da escrita ao desenvolvimento do interesse pela ciência”, tal como é proposto pelo desafio lançado pela editora no sítio em linha criado para o desafio.

A sua implementação decorreu, assim, em contexto de articulação curricular: inicialmente em sala de aula, com a leitura do livro e, depois, na biblioteca escolar, executando algumas das experiências e recebendo a autora.

Esta atividade planificada no âmbito do Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar, vai ainda ao encontro de várias medidas do Plano 21|23 Escola +, para a recuperação das aprendizagens.

2022-05-03-1.jpg

_____________________________________________________________________________________________________________________