Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Qui | 10.03.22

Protocolo de Cooperação para o desenvolvimento da Rede de Bibliotecas Escolares e do Plano Nacional de Leitura de Cabo Verde

2022-03-10.png

No âmbito da Cimeira Portugal-Cabo Verde, que teve lugar na Cidade da Praia, Cabo Verde, no passado dia 7 de março, foi assinado pelos Ministros da Educação e da Cultura de Cabo Verde e pelo Ministro da Educação de Portugal o Protocolo de Cooperação para o desenvolvimento da Rede de Bibliotecas Escolares e do Plano Nacional de Leitura de Cabo Verde.

Durante o período de preparação deste protocolo, demorado, uma vez que esta cimeira teve de ser adiada devido à pandemia, a Rede de Bibliotecas Escolares tem já colaborado com a Rede de Bibliotecas de Cabo Verde e com o Plano Nacional de Leitura de Cabo Verde, na sequência de um memorando de entendimento assinado em 2019, pelo Ministro da Educação de Portugal, a Ministra da Educação e o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas da República de Cabo Verde.

Portugal tem apoiado a planificação e conceção do plano estratégico da Rede de Bibliotecas Escolares de Cabo Verde.

Ajudou a criar documentos orientadores relativos à instalação e melhoria das bibliotecas escolares, bem como ao desenvolvimento de programas, projetos e ações em questões relacionadas com a leitura.

Tem colaborado e continuará a fazê-lo também na implementação de planos de formação e, finalmente, fomentará a partilha e troca experiências entre profissionais responsáveis por estas áreas de trabalho.

Dada a experiência acumulada nestas áreas, favorecerá ainda a criação de um sistema de informação de apoio a ambos os programas, assim como de um sistema de avaliação que permita monitorizá-los.

_____________________________________________________________________________________________________________________