Promoção da leitura: metodologias ativas e práticas
A leitura torna as nossas crianças mais inteligentes, mais cultas, mais criativas, mais capazes de comunicar, de estruturar os seus pensamentos e de organizar as suas afirmações. Estes benefícios podem ser observados tantos na escrita como na oralidade.
(…)A leitura de livros é essencial. (…) ou as crianças leem, e muito, ou terão de se contentar com uma linguagem empobrecida e uma inteligência parcialmente mutilada. [1]
Promover a leitura é um desafio fundamental em qualquer sistema educativo, como se tem visto nos variadíssimos estudos que vão surgindo. Para cultivar nos alunos o gosto pela leitura, não basta falar sobre livros ou recomendar títulos interessantes. É essencial que eles leiam bem e sejam postos efetivamente a ler, integrando a prática da leitura no seu quotidiano escolar e pessoal. Para tornar esta experiência significativa e envolvente, a utilização de metodologias ativas na abordagem pedagógica revela-se crucial.
A leitura na prática
Ler é uma atividade que exige prática. Assim como em qualquer outra habilidade, o desenvolvimento da competência leitora depende da exposição frequente e intencional ao ato de ler. Quando os alunos têm oportunidades regulares para ler em sala de aula, seja de forma individual ou em grupo, eles não só aperfeiçoam a sua fluência e compreensão como também têm mais possibilidades de desenvolver uma relação pessoal com os textos. Esse contato contínuo ajuda a criar hábitos de leitura, tornando-a uma atividade mais natural e prazerosa.
Sem a prática direta da leitura, os alunos podem ver os livros como algo distante ou obrigatório, sem relevância para suas vidas e, consequentemente, em que não estão implicados. A leitura tem, portanto, de ser incentivada de forma prática e integrada no dia a dia escolar, reforçando a sua aplicação em contextos diversos e interessantes.
Metodologias ativas: Um caminho para o envolvimento
As metodologias ativas colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. Em vez de serem meros recetores passivos de informações, os alunos tornam-se participantes ativos, construindo conhecimento através de experiências significativas. No contexto da promoção da leitura, isso implica envolver os alunos em atividades que despertem a sua curiosidade, a sua motivação e a capacidade de reflexão crítica sobre os textos.
Essas metodologias ajudam a romper com o modelo tradicional de ensino, em que o professor apresenta o conteúdo de forma unidirecional. Pelo contrário, atividades interativas e colaborativas contribuem para criar um ambiente onde a leitura se torna uma experiência social e criativa.
Atividades ativas para promover a leitura
Várias atividades podem ser utilizadas para fomentar a leitura com recurso a metodologias ativas. Entre as mais eficazes estão:
- Círculos de Leitura: Os alunos leem um livro ou excerto e discutem em grupo, trocando ideias, interpretações e reflexões, promovendo-se assim a análise crítica e o diálogo.
- Dramatizações: A leitura de textos literários pode ser complementada com a dramatização de algumas cenas, o que ajuda os alunos a relacionarem-se emocionalmente com a narrativa.
- Projetos Interdisciplinares: Integrar a leitura com outras disciplinas, como história, artes ou ciências, ajuda a mostrar aos alunos a relevância dos textos em diversos contextos.
- Clubes de Leitura: Incentivar encontros regulares fora do ambiente formal da sala de aula para debater livros, com temas escolhidos pelos próprios alunos é uma forma de os envolver.
- Produção Criativa: Propor atividades como criar finais alternativos para histórias, reescrever textos ou produzir fanfics, que estimulam a imaginação e o envolvimento contribui para promover respostas criativas à leitura.
- Uso de Tecnologias: Plataformas digitais, blogs e podcasts podem ser usados para criar resenhas, partilhar leituras e interagir com autores ou outros leitores.
- Gamificação: Transformar a leitura num jogo, com desafios, recompensas e missões relacionadas com o conteúdo dos livros é uma estratégia que colhe benefícios da sua afeição pelos mecanismo do jugo.
- Debates e Simulações: Após a leitura de textos argumentativos ou literários, os alunos podem participar de debates ou simulações que exploram os temas abordados, fortalecendo o pensamento crítico.
Em resumo
Para promover é preciso criar experiências que motivem e impliquem os alunos de forma prática e significativa.
Colocá-los a ler ativamente e implementar metodologias ativas são estratégias que transformam a leitura numa prática envolvente, social e relevante. Dessa forma, não só se desenvolve a competência leitora, como também se promove o gosto pela leitura e o hábito de ler ao longo da vida.
[1] Desmurget, M. (2024). Ponham-nos a ler! A leitura como antídoto para os cretinos digitais. Contraponto