Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Sex | 28.09.18

Projeto SOBE+ alia-se ao Projeto Heróis da Fruta

sobe.png

 

Tendo em conta o interesse do modelo de intervenção do Projeto SOBE para a melhoria da literacia em saúde e para a promoção da saúde em geral e prevenção da doença, este passou a designar-se Projeto SOBE+, alargando assim o seu âmbito a outras áreas da saúde.

 

Mantém-se o foco na integração da temática da saúde oral no currículo e em ambiente escolar, concorrendo para a melhoria dos conhecimentos e dos comportamentos, junto das crianças e das comunidades envolventes. Sempre que possível e adequado, estende-se a abrangência do projeto a temáticas com ele relacionadas.

 

No ano letivo 2018/2019 trabalhar-se-á com o enfoque na relação entre Alimentação Saudável e Saúde Oral. Para tal, o Projeto SOBE+ uniu esforços com o Projeto Heróis da Fruta, contando com o apoio da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI).

 

Iremos integrar a 8.ª edição do projeto Heróis da Fruta, dedicado à Saúde Oral, enquadrando a promoção da saúde e da literacia como missões dignas de verdadeiros heróis. Podem esperar-se novas atividades e materiais. Inscrições aqui até 12 de outubro.

 

Integrado no Projeto SOBE, surge o subprojeto Escovar na Escola, através do qual a Direção-Geral da Saúde irá distribuir 150.000 kits para a escovagem dos dentes (copo, escova e dentífrico). Este subprojeto visa incentivar as escolas e jardins-de-infância, que implementam ou desenvolvem projetos de saúde oral, a incluir a escovagem dos dentes efetuada pelos alunos diariamente, em ambiente escolar. A distribuição dos materiais relativos às candidaturas aprovadas em 2018 será realizada a partir de setembro pelos ACES. As candidaturas estarão abertas aqui até ao limite do stock.

 

A partir dos materiais lúdico-pedagógicos existentes nas bibliotecas escolares e em www.sobe.pt, pretende-se que a temática da saúde oral seja desenvolvida em todas as áreas curriculares (leitura, escrita, matemática, artes,..). Sugere-se que, para além das atividades escolares, sejam criados projetos indutores da adoção de boas práticas de saúde que incluam as famílias.

 

Conteúdo relacionado: 

_____________________________________________________________________________________________________________________

Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0