Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Qui | 14.07.22

Projeto +Liter@cias

Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra, Montijo

2022-07-14 literacia de informação e media.png

Leitura: 2 min |

O Projeto +Liter@cias, desenvolvido pelas bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra, Montijo, foi pensado para dar resposta aos pressupostos delineados pelos documentos emanados da tutela, a saber: o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, as Aprendizagens Essenciais, a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania; o Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar (ACBE) e o Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas.

Assente na necessidade de desenvolver nos alunos competências-chave nas três grandes áreas de literacia previstas no ACBE – leitura, informação e média –, o projeto, desenvolvido no ano letivo 2021-2022 em turmas do 1.º ciclo (3.º e 4.º anos) e do 3.º ciclo (7.º e 8.º anos), irá alargar-se gradualmente, nos próximos anos, aos outros níveis de ensino.

Literacia da leitura

Nesta área, realizam-se sessões de reflexão e compreensão de textos multimodais, integrando o domínio de diferentes formas de expressão: oral, escrita e multimédia. Para além destas atividades, realizam-se também ações diferenciadas, adaptadas aos vários estilos de leitores, com o intuito de captar a atenção e o interesse dos não leitores. Com o objetivo de promover a articulação curricular entre os vários níveis de ensino, desenvolvem-se sessões de leitura, presenciais e em Live Stream, dirigidas a todos os grupos/ turmas da educação pré-escolar e do 1.º Ciclo do agrupamento. Neste domínio, também foram envolvidas as famílias e parceiros institucionais, na produção e partilha de leituras em suporte áudio/ vídeo.

Literacia dos media

As práticas do âmbito deste domínio visam munir os alunos dos conhecimentos necessários para o seu uso criativo e informado. São desenvolvidas ações de formação sobre Internet Segura e sobre Direitos de Autor/ Norma APA. Para complementar e ajudar na divulgação dos conteúdos, foi criado um canal na plataforma TeamsProjeto +Liter@cias, onde são disseminados materiais de apoio sobre este domínio. Para além destas atividades, são também realizadas sessões de análise de conteúdos/ produção de recursos tecnológicos e mediáticos.

Literacia da informação

Concretizam-se atividades com o objetivo de dotar os alunos de conhecimentos que os capacitem para o acesso, produção e uso crítico da informação, para uma comunicação eficaz, ética e socialmente responsável na pesquisa, avaliação crítica e tratamento da informação, atendendo à credibilidade das fontes e respeitando os Direitos de Autor.

Neste âmbito, são dinamizadas sessões sobre a utilização dos recursos multimédia, com enfoque nas Licenças Creative Commons.

 

Este projeto conta com as seguintes parcerias: Biblioteca Municipal (SABE), Universidade Sénior do Montijo, editoras e outras instituições.

_____________________________________________________________________________________________________________________