Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos (CMM), no dia 4 de abril, entre as 9h e as 18h, a iniciativa Os Lusíadas em Mar à Tona, que consistiu na leitura integral e contínua d’ Os Lusíadas por alunos de todos os Agrupamentos/Escolas do concelho. Participaram também o presidente e os vereadores da cultura e da educação da CMM, técnicos da Biblioteca Municipal, elementos das direções dos Agrupamentos /Escolas, professores, encarregados de educação, assistentes administrativos e operacionais, bem como alguns elementos de associações culturais de Matosinhos.

Paralelamente a este evento de leitura foram propostas aos presentes várias atividades: a representação Os Descobrimentos, por alunos do 5º ano do Grupo de Teatro da Biblioteca de uma das escolas; teatros de sombras e momentos musicais executados por alunos de várias escolas. O evento encerrou com uma apresentação do Grupo de Cavaquinhos da Napesmat.

Na linha desta maratona de leitura, foi inaugurada a 3 de abril – com um porto de honra servido pelos alunos do curso profissional de Hotelaria de uma das escolas - a exposição Ó Mar Salgado, alusiva a atividades marítimas e piscatórias. A exposição estará patente até 11 de abril, no átrio da CMC.

Coordenada pelos professores bibliotecários do concelho em articulação com a Biblioteca Municipal Florbela Espanca e com associações culturais concelhias – nomeadamente a Napesmat – a iniciativa integrou-se no Projeto Ler+ Mar, proposto pelo Plano Nacional de Leitura.

Estas atividades vieram comprovar que a leitura partilhada de uma obra como Os Lusíadas pode constituir-se como motivação para a abordagem deste e de outros textos, como afirmaram muitos dos presentes, que manifestaram o desejo de participar em novos eventos de leitura.

 

Maria Artur

Coordenadora interconcelhia

Autoria e outros dados (tags, etc)



RBE


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.



Twitter



Perfil SAPO

foto do autor