Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Seg | 20.12.21

Projeto de Solidariedade e Voluntariado - A Mala dos Afetos

2021-12-20.png

“A Mala dos Afetos” é um projeto de solidariedade e voluntariado dinamizado no Agrupamento de Escolas Cardoso Lopes, na Amadora que se iniciou a partir de uma atividade incluída no Plano Anual de Atividades da Biblioteca da Escola Sede do Agrupamento e foi divulgada no dia 13/12/2021 no Radar XS, um telejornal para crianças dos 8 aos 12.

A "Mala dos Afetos" apresenta várias vertentes: apoio a famílias carenciadas, a nível de alimentos, equipamentos, roupas, livros, ...  e onde cabe sempre a partilha de leituras e atividades ligadas às artes, dinamizadas por alunos.

Os objetivos essenciais que fundamentam o Projeto passam pela promoção do conhecimento, pela aprendizagem, pela solidariedade, pelo voluntariado, pelos valores, pela inclusão, pelo respeito pelo outro e pela partilha de experiências, ao mesmo tempo que se promove a importância da reciclagem, o prazer e o gosto pela leitura, desenvolvendo-se a formação leitora e consciencializando-se os alunos para o valor e para a importância do ato de ler.

O seu núcleo inicial começou por ser constituído por elementos da equipa de trabalho da Biblioteca. A divulgação do Projeto e a sua aceitação levou a que alunos, professores, assistentes operacionais e administrativos se tornassem colaboradores voluntários.

Este é um Projeto que “desafia professores e alunos a solicitar “A Mala dos Afetos” e a enchê-la (de forma representativa) de produtos destinados a alguém ou a uma instituição previamente escolhida e que esteja numa situação de carência. Simultaneamente planificam-se ações que envolvem leituras, dramatizações, canções e mensagens (implicando sempre a exploração de livros ou textos de temáticas diversas), dedicadas aos recetores do benefício. A atividade é alvo de gravação em vídeo o qual é oferecido, complementando a oferta material.”

Para além da comunidade educativa, o Projeto chega, também, a instituições como o Instituto Português de Oncologia - IPO, Hospital de Santa Maria, Fundação AFID Diferença, entre outras, em que a oferta de livros e brinquedos para crianças hospitalizadas/ institucionalizadas são uma mais-valia.

_____________________________________________________________________________________________________________________