Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Ter | 12.07.22

Projeto de Literacias

Agrupamento de Escolas de Montijo

2022-06-30.png

Leitura: 2 min |

O Projeto de Literacias, desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Montijo, é um projeto articulado com a Biblioteca Escolar, implementado em todas as escolas do 1.º ciclo e num estabelecimento do Pré-Escolar.  As atividades desenvolvidas podem ser consultadas a partir do blogue da Biblioteca Escolar https://bibliotecasaemontijo.blogs.sapo.pt/ .

A partir da aplicação do Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar, nas Literacias da Leitura, da Informação e Media, o projeto tem como principais objetivos:

  • Desenvolver o gosto pelas competências de leitura, escrita e comunicação, como condição estruturante da formação pessoal e capacidade de progressão nas aprendizagens;

  • Desenvolver competências, propiciadoras de novas formas de aprender, interagir e comunicar através dos media;

  • Usar, de forma crítica e informada, recursos e ferramentas contribuindo para a aquisição integrada de conhecimentos associados à literacia da informação.

O plano de ação desenvolve-se a partir da articulação com os Planos de Atividades da Biblioteca Escolar, das Escolas e dos Planos de Turma, realizando uma dinâmica de transdisciplinaridade essencialmente com as áreas de Português, Cidadania e Desenvolvimento, Estudo do Meio, Educação Artística e TIC.

O Projeto de Literacias teve início no ano letivo 2015/2016. O objetivo inicial foi combater o insucesso escolar e promover o gosto pela leitura. Inicialmente o projeto foi implementado nas turmas de 2.º ano de escolaridade, onde se verificava uma taxa mais elevada de insucesso. Com o passar dos anos o projeto foi depois alargado aos diferentes anos de escolaridade e atualmente está em todos os anos de escolaridade do 1.º ciclo e também num estabelecimento de pré-escolar, com uma frequência semanal.

Este Projeto conta com as seguintes parcerias: Biblioteca Municipal; Editoras; Projeto Dialls e Escola Azul.

Nas aulas de Literacias trabalha-se toda a dinâmica que uma biblioteca escolar pode proporcionar em torno de três vertentes: a literacia da leitura, a literacia da informação e a educação para os média. Estes pilares têm sido reforçados com mais literacias, importantíssimas para a sociedade, entre outras, a cultural, a ambiental, a financeira, a dos oceanos, em articulação com outros projetos das escolas, das turmas ou da comunidade.

A leitura é sempre usada como competência base transversal a tudo. E o exercício da competência escrita decorre naturalmente da leitura. O aluno é depois conduzido a refletir, a desenvolver o seu pensamento crítico, criativo, interventivo e a sua capacidade de tomada de decisão. Os objetivos vão sendo atingidos através da exploração de histórias, da caracterização de personagens, do visionamento de filmes, onde os alunos têm oportunidade de refletir, dialogar, expressar ideias ou opiniões.

Através do trabalho colaborativo, proporcionamos aprendizagens ativas que possibilitam aos alunos o desenvolvimento de atitudes e competências essenciais que os engrandecem enquanto futuros cidadãos.

Marisa Costa e Célia Jesus, Professoras Bibliotecárias

_____________________________________________________________________________________________________________________