Sab | 12.06.10
Programa RBE em Moçambique
</a>
Em Setembro de 2008, o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) lançou, em articulação com o Plano Nacional de Leitura (PNL), um Projecto em Moçambique com vista à integração na RBE e ao desenvolvimento da Biblioteca da Escola Portuguesa de Moçambique (EPM) e à criação de bibliotecas e promoção da leitura em escolas moçambicanas.
</font>Neste âmbito foram realizadas em 2008-09 duas visitas a Moçambique, traduzidas numa primeira intervenção, ainda em curso, que inclui as acções seguintes:
- Integração da Biblioteca (BE) da Escola Portuguesa de Moçambique (EPM) no Programa RBE, reapetrechamento e reforço do seu fundo documental.
- Fornecimento e informatização da BE da EPM com um programa normalizado de gestão do catálogo bibliográfico.
- Acção de formação em Bibliotecas Escolares (Março 2009/25 horas), promovida através do Centro de Formação e Difusão de Língua Portuguesa, destinada à equipa da BE e outros docentes da EPM, bem como a outros actores de escolas e instituições moçambicanas.
- Renovação, com o apoio e acompanhamento da EPM, de uma BE na Escola Primária Polana-Caniço A (Maputo).
- Desenvolvimento na Escola Polana-Caniço A, com o apoio e acompanhamento da EPM, de um projecto de leitura orientada em sala de aula.
- Desenvolvimento, com o apoio e acompanhamento da EPM, de um projecto de caixas itinerantes abrangendo 10 escolas primárias do distrito de Maputo.
- Instalação, com o apoio e acompanhamento da Fundação Portugal-África, de uma BE na Escola Profissional de S. Francisco de Assis, em Mumemo.
- Instalação, com o apoio e acompanhamento da Fundação Portugal-África, de uma BE na Escola Primária de Mumemo.
- Desenvolvimento, com o apoio e acompanhamento da Fundação Portugal-África, de um projecto de caixas itinerantes abrangendo 10 escolas primárias do distrito de Marracuene.
- Apetrechamento, com o apoio e acompanhamento da Fundação Portugal-África e do Ministério da Educação e Cultura de Moçambique, da biblioteca do Instituto de Formação de Professores de Matola.
</font>Agora, entre 12 e 25 de junho, de novo uma equipa se desloca a Moçambique com a missão de estabelecer contactos para a instalação de mais bibliotecas escolares, acompanhar, no terreno, a evolução do programa iniciado e fazer formação a um grupo alargado de professores moçambicanos.