Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Qui | 28.07.22

Professores bibliotecários “fazedores”

Imagem2.jpg

Neste final de ano letivo, a reunião interconcelhia dos professores bibliotecários de Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença, Vila Nova de Cerveira, Caminha, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca - aconteceu na biblioteca escolar do AE de Paredes de Coura que recentemente teve oportunidade de no seu contexto se recriar e adaptar os seus recursos às efetivas necessidades dos seus utilizadores.

Após dois anos em que muitas das reuniões aconteceram à distância, o 13 de julho foi dia de presenças, balanços e muitas conversas “fazedoras” tendo como ponto de partida - A biblioteca escolar como promotora de práticas de desenvolvimento da sensibilidade e da criação estética e cultural.

Estes professores bibliotecários, com o apoio e colaboração da Câmara Municipal de Paredes de Coura, tiveram a oportunidade de visitar os espaços ELEVADORA e a Caixa de Brinquedo. E, foi necessário pousar os blocos de notas para participarem ativamente na oficina no Empreende Maker, experienciando a Cultura Maker através do manuseamento e utilização de tecnologias inovadoras digitais como a Impressão 3D, a estampagem, o corte e gravação a laser e a robótica. A sacola feita no espaço Empreende Maker serviu para acondicionar a nova edição de A grande casa de Romarigães de Aquilino Ribeiro, editado pelo município.

Momentos ricos de partilhas, algumas experiências e… certamente muitas ideias para que, em setembro, as diversas comunidades escolares encontrem nas suas bibliotecas algo novo e desafiador.

_____________________________________________________________________________________________________________________