Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Qua | 30.06.21

Professor bibliotecário: um profissional em ação

2021-06-30.png

O Quadro estratégico da Rede de Bibliotecas Escolares (Bibliotecas escolares: presentes para o futuro), recentemente publicado, estabelece como propósito, no eixo SÍTIOS:

Garantir o acesso equitativo a bibliotecas bem apetrechadas de recursos, equipamentos e conetividade, geridas por profissionais qualificados que assegurem serviços de excelência com e para alunos, professores e restante comunidade.

A qualificação dos professores bibliotecários tem sido, desde o início deste Programa, uma prioridade, já que as funções destes profissionais têm vindo a evoluir e a complexificar-se. Essas funções estão sucintamente descritas na Portaria que regulamenta o exercício do cargo e encontram-se implícitas em vários documentos orientadores da RBE, mas, à luz do novo Quadro Estratégico, torna-se necessário explicitá-las, nas suas várias vertentes.

O documento Professor bibliotecário: um profissional em ação, pretende clarificar as dimensões em que a função de professor bibliotecário se desdobra, devendo ser encarado como a representação da excelência da ação do professor bibliotecário. Porém, é indispensável caracterizar cada situação à luz do seu contexto, tendo em conta o número de alunos e docentes do agrupamento, o número de bibliotecas; o número de professores bibliotecários; o tempo de componente letiva a que o docente está obrigado, assim como outras circunstâncias específicas.

Esta clarificação das funções de professor bibliotecário permitirá, a todos os que exercem ou se preparam para exercer este cargo, uma reflexão sobre as mesmas, a qual deve conduzir cada um, de acordo com a sua situação e o seu contexto específicos, a identificar prioridades e desenhar um percurso de desenvolvimento profissional que responda a essas prioridades.

Leia o documento no portal RBE.

_____________________________________________________________________________________________________________________

Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0