Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Qua | 14.06.23

Prevenir a corrupção – um imperativo que as bibliotecas escolares não esquecem

2023-06-14 pq.png

A Prevenção da Corrupção voltou a mobilizar, este ano letivo, dezenas de escolas que se envolveram em iniciativas com o objetivo de levar os alunos e alunas a refletir sobre o que significa a corrupção, os seus malefícios para a sociedade, e como esta pode estar presente em pequenos atos do dia a dia.

No dia 5 de junho realizou-se a cerimónia de entrega de prémios às escolas integrantes da Rede de Escolas Contra a Corrupção que desenvolveram os trabalhos mais consistentes e transversais a todos os níveis de ensino.

Mais uma vez as bibliotecas escolares foram as principais protagonistas destas atividades em cada uma das escolas, tal como foi mencionado por todos os professores bibliotecários que subiram ao palco, juntamente com os diretores dos agrupamentos, para receber os prémios.

O Agrupamento de Escolas Madeira Torres recebeu o prémio de mérito no valor de 1.500€ pelo seu trabalho que abrangeu de forma muito alargada, todo ao grupamento, desde o jardim de infância até ao ensino secundário, com desafios adequados a cada uma das idades. De facto, a prevenção da corrupção pode fazer-se, desde a primeira infância, estimulando uma tomada de consciência sobre comportamentos e sobre valores como a integridade, a lealdade e a responsabilidade.

Receberam também prémios pelos seus trabalhos em cada nível de ensino a Escola Profissional Artística do Alto Minho (prémio Ensino Secundário); a Escola Básica André de Resende do Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira (prémio 3º ciclo); a Escola Básica de Santa Catarina do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro (prémio 2º ciclo); e a Escola Básica da Conquinha do Agrupamento de Escolas Madeira Torres (prémio 1º ciclo).

Com a recente extinção do Conselho de Prevenção da Corrupção, que funcionava junto do Tribunal de Contas, as suas funções vão transitar para o recém-criado MNAC - Mecanismo Nacional Anticorrupção, sendo de prever que as iniciativas pedagógicas em torno desta temática se continuem a desenvolver e a expandir cada vez mais.

 

📷 Imagem de capa: Cartaz elaborado pela turma E do 8º Ano, da EB Padre Francisco Soares, AE Madeira Torres. https://becrepfs.wixsite.com/becre-blog

_____________________________________________________________________________________________________________________