Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogue RBE

Qua | 02.11.22

Porque é que devemos ler jornais nas escolas?

5 formas de envolver os alunos

2022.11.04_P.png

A leitura da imprensa ajuda-nos a ampliar conhecimento, a acompanhar o que está a acontecer no mundo, a formar a nossa própria opinião sobre os assuntos e, consequentemente, a contribuir para a construção de um espaço público.

Ler jornais nas escolas permite que se traga o mundo para dentro destas instituições, onde milhares de crianças e jovens crescem, aprendem e se educam. Facultar-lhes o contacto regular com a leitura do texto jornalístico, na biblioteca ou na sala de aula, tem, portanto, várias vantagens.

Em primeiro lugar, na miríade de informações que circulam nas redes sociais, mais ou menos de forma caótica, as notícias dos jornais representam uma busca pela informação, interpretação e transmissão verdadeira dos acontecimentos, sempre contextualizados. Os jornalistas, profissionais da informação, regem-se por princípios universais de rigor e de independência e os seus textos são, por isso, credíveis e uma fonte fiável de informação, que vale a pena explorar.

Em segundo lugar, porque são diversos, os jornais representam pontos de vista e abordagens sobre o mundo diferentes, permitindo o debate e o confronto de ideias, o que contribui para a análise, avaliação e tomada de posição perante os assuntos. Através dos diferentes tipos de texto, os jornais ajudam a mediar a informação que chega aos cidadãos, contribuindo para a manutenção da democracia na sociedade e para uma cidadania ativa. Nas escolas, podem ser potenciados para dar voz aos alunos.

Por fim, os jornais podem ser rentabilizados em praticamente todas as disciplinas, uma vez que os assuntos se cruzam com diferentes conteúdos programáticos. O envolvimento dos alunos em atividades de leitura e de escrita relacionadas com os jornais permite, além do contacto com assuntos diversificados, o desenvolvimento de competências de compreensão escrita e de expressão escrita e oral.

Eis cinco formas de envolver os alunos na leitura de jornais:

 

1. Isto também é comigo! – Dê voz aos alunos

Isto também é comigo! é uma iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares e do jornal PÚBLICO, dirigida aos alunos do ensino secundário, que tem como objetivo promover a leitura de textos jornalísticos do agrado dos alunos e a escrita de um texto de opinião, com 350 palavras, sobre o texto selecionado.

- Os alunos podem concorrer todos os meses, submetendo os textos até à última sexta-feira de cada mês.

- O texto de opinião vencedor é publicado na última sexta-feira do mês seguinte no portal da Rede de Bibliotecas Escolares e no site do Público na escola.

 

2. O que é que aconteceu hoje no mundo?

Esta atividade pode ser desenvolvida de várias formas e com alunos de diferentes níveis de ensino. Experimente esta:

- Distribua um jornal por cada grupo de 2/3 alunos.

- Estabeleça um limite de tempo e peça aos alunos para fazerem uma leitura rápida de um determinado número de notícias do jornal.

- Quando o tempo tiver terminado, peça a cada grupo de alunos para se juntar a outro. Os alunos de cada grupo reportam aos outros todas as notícias de que se lembram, sem olharem para o jornal.

 

3. Promova um debate

Os debates são uma ótima estratégia para aprofundar o pensamento crítico e desenvolver as competências de comunicação. Ao selecionar um texto de um jornal como ponto de partida para um debate, tenha em conta o nível dos alunos e verifique se o assunto lhes diz respeito. Prepare o debate:

- Faça perguntas abertas como «O que é que acham de…?» ou «Como é que acham que as pessoas se sentem …?»

- Confronte os alunos com textos que veiculam pontos de vista diferentes, levando-os a encontrar evidências diversas que sustentem e alarguem os seus pontos de vista e os «façam sair da sua bolha». Uma estratégia pode ser a de lhes pedir para indicarem aspetos positivos e negativos sobre o tópico em discussão.

- Encontre uma forma colaborativa de chegarem a uma solução depois da discussão, incorporando o maior número possível de ideias.

 

4. Organize um concurso

Para organizar este concurso na biblioteca ou na sala de aula, precisa de vários exemplares do mesmo jornal.

- Distribua um exemplar do jornal e várias folhas de papel por cada grupo de 4/5 alunos.

- Cada grupo fica responsável pela leitura de uma determinada secção/ texto e pela elaboração de um questionário com seis perguntas sobre o texto lido. Sugira algumas perguntas: Há quanto tempo…? Onde fica…? Quantas pessoas…? Quem…? Quem ganhou…? Quanto pagou/custou…?

- Depois de terminada esta tarefa, cada grupo passa as perguntas a outro grupo. Para lhes responder, o grupo que recebe as perguntas precisa de ler a secção/ o texto indicado pelo grupo que fez as perguntas.

- Cada grupo deve responder às perguntas feitas, pelo menos, por dois grupos. As respostas são dadas em folhas de papel diferentes. Estabeleça um tempo limite para os grupos responderem ao questionário.

- O grupo que elaborou o questionário corrige as respostas dos outros.

- Ganha o grupo que acertar mais perguntas.

 

5. Jornais nas aulas de Matemática? Porque não?

Os jornais também podem ser utilizados nas aulas de Matemática. Com certeza, já pensou em várias atividades que pode fazer. Experimente mais esta sugestão. Utilize as páginas dos anúncios de um jornal para:

- Calcular o preço médio de um determinado produto;

- Descobrir que fração do jornal é composta por anúncios;

- Calcular o custo de um anúncio de 30 palavras durante uma semana;

- Estimar o número total de anúncios classificados (com base em anúncios por coluna e colunas por página);

- Descobrir que percentagem de vagas de emprego começam com a letra X. No seguimento desta atividade, pode pedir a cada aluno que crie um anúncio classificado e o troque com um colega de turma. Os alunos devem verificar se incluíram todas as informações necessárias.

 

Referências

1. Clandfield, L. & Foord, D. (2011). Teaching materials: using newspapers in the classroom. Macmillan Publishers. http://www.onestopenglish.com/methodology/methodology/teaching-materials/teaching-materials-using-newspapers-in-the-classroom-1/146510.article

2. Education World. (n.d.) Ten great activities: Teaching with the newspaper. https://www.educationworld.com/a_lesson/ten-great-activities-teaching-with-the-newspaper.shtml

3. First News Education. (2019). A teachers guide on hw to run debates in the classroom. Acedido em 27 de outubro de 2022 em https://schools.firstnews.co.uk/blog/debating/a-teachers-guide-on-how-to-run-debates-in-the-classroom/

4. Rede de Bibliotecas Escolares e Público na escola. (2022). Isto também é comigo!: regras de participação. https://www.rbe.mec.pt/np4/PnE-itec.html

_____________________________________________________________________________________________________________________

1 comentário

Comentar publicação