Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Qua | 30.06.10

Podcast na Educação



A entrega dos prémios do concurso Conta-nos uma história!, (1º ciclo e pré-escolar),  promovido pelo Plano Tecnológico da Educação (PTE), através da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), com a colaboração do PNL e da RBE, decorreu na passada 2ª feira, nas instalações da DGIDC, com a presença da respectiva Directora, Dra. Alexandra Marques.

A sessão  foi aproveitada para salientar a importância das TIC no âmbito da educação. Sublinharam-se, em particular, as potencialidades da gravação áudio digital podcast, entre elas: o desenvolvimento de projectos em colaboração;  a promoção da leitura e da escrita e  de competências de comunicação. A capacidade do podcast motivar e mobilizar entusiasticamente os alunos é, também, inegável, como testemunharam os professores que coordenaram e representaram as equipas premiadas. Os ficheiros podcast  têm ainda a vantagem de serem acessíveis em qualquer momento e lugar através de um leitor MP3, telemóvel ou Ipod.

Como referiu o Comissário do Plano Nacional de Leitura, Prof. Pinto do Amaral, o podcast reúne uma das mais velhas actividades do mundo, contar histórias, com as mais recentes tecnologias, constituindo assim um meio muito interessante para estimular a aprendizagem e o gosto pela leitura junto da actual geração de nativos digitais.

Embora, na sua maioria, ainda nascidos na era do papel, os professores presentes referiram o quão motivante e gratificante foi responderem ao  desafio do concurso que, em muitos casos, envolveu professores titulares de turma, professores das AEC, professores bibliotecários e até elementos da comunidade local.

Todas as histórias apresentadas a concurso estão agora disponíveis aqui , podendo assim ser ouvidas por todos, ser usadas pelos professores como um  recurso pedagógico e constituírem um estímulo para a realização de novos podcast.

Os nossos parabéns a todos os participantes e à equipa DGIDC/PTE que promoveu o concurso!

_____________________________________________________________________________________________________________________

Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0