Planos de Desenvolvimento Pessoal Social e Comunitário e Bibliotecas Escolares: uma articulação estratégica impactante
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Os Planos de Desenvolvimento Pessoal Social e Comunitário (PDPSC) são uma medida de política educativa, reconhecida pela sua eficácia no aperfeiçoamento de competências sociais, emocionais e de desenvolvimento pessoal dos alunos, bem como no aprofundamento do envolvimento familiar e comunitário, que, a partir do ano letivo 2021/22, integram o Plano de Recuperação das Aprendizagens, Plano 21|23 Escola+.
Construídos numa lógica de bottom-up, estes Planos dão resposta às fragilidades diagnosticadas pelas próprias escolas, através de medidas implementadas numa ação de complementaridade entre docentes e técnicos especializados das mais diversas áreas de especialidade. Conta-se com psicólogos e terapeutas da fala, com ações dirigidas ao desenvolvimento de competências pessoais e socioemocionais e também competências de literacias múltiplas, sendo as mais predominantes a literacia emergente e a literacia da leitura e da escrita. Mediadores, educadores sociais e assistentes sociais que desempenham ações essenciais à implementação de medidas com foco no envolvimento familiar e comunitário e em programas de tutoria e mentoria. Técnicos de informática que dão resposta a necessidades técnicas no âmbito do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola bem como à capacitação digital de docentes, alunos e familiares. Ou ainda artistas e animadores que dão o seu contributo numa educação pela arte e pelo lúdico. Nutricionistas, terapeutas ocupacionais, mediadores de leitura, entre muitos outros de áreas tão distintas promovem o sucesso escolar de crianças e alunos desde a educação pré-escolar até ao ensino secundário, em todas as escolas de Portugal Continental, em estreita articulação com toda a comunidade educativa.
A biblioteca escolar, enquanto centro de inovação da escola, é uma das parceiras de excelência dos inúmeros projetos que aí decorrem, quer de apoio ao currículo, quer de desenvolvimento de múltiplas competências, com enfoque especial para a literacia da leitura, da informação e dos media. A biblioteca é um espaço de inclusão, conhecimento e cultura que promove o envolvimento com as famílias e a comunidade. “Sítios de colaboração e diálogo, de curiosidade e descoberta, de pensamento e reflexão, de projeto e iniciativa, as bibliotecas escolares ajudarão todos e cada um a desenvolver as suas capacidades e talentos, na compreensão e no respeito pela memória coletiva e pelos direitos humanos” (RBE, 2021, p. 14).
O desenvolvimento ativo, intencional e regular de projetos e atividades pelas bibliotecas escolares e em articulação com todas as estruturas de cada escola constitui uma das mais importantes estratégias para o sucesso escolar e o desenvolvimento pessoal e cultural das crianças e jovens, contribuindo para que adquiram as múltiplas literacias de que necessitam, tal como defendido no ‘Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória’.
Neste sentido, é fundamental promover um trabalho de articulação entre os professores bibliotecários e os técnicos afetos às escolas, no âmbito da implementação dos PDPSC, pois, desta forma, rentabilizam-se recursos, diversificam-se estratégias e trabalha-se de forma concertada em prol das aprendizagens dos alunos.
São inúmeros os exemplos de articulação entre os professores bibliotecários e os técnicos PDPSC e os resultados alcançados são francamente positivos, tendo, aliás, sido divulgados alguns exemplos no relatório A ação estratégica das escolas portuguesas no desenvolvimento pessoal, social e comunitário dos alunos durante a pandemia de COVID-19 (Verdasca et al, 2022), elaborado para avaliação dos Planos de Desenvolvimento, Pessoal, Social e Comunitário, relativamente ao ano letivo 2020/2021, nomeadamente, no âmbito do desenvolvimento das artes performativas, da leitura e da escrita e da relação com os parceiros da comunidade.
Dando continuidade à divulgação de práticas pedagógicas impactantes, neste relatório são apresentados três exemplos de estreita articulação entre os técnicos PDPSC e os professores bibliotecários, em intervenções com foco nos seguintes domínios:
- Envolvimento familiar: Agrupamento de Escolas de Paredes e Agrupamento de Escolas de Tábua;
- Artes, expressões e cultura: Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém.
Para dar voz a outras escolas que poderão servir de inspiração para o trabalho a realizar, serão publicados no blogue RBE vários artigos que relatam experiências de sucesso neste trabalho de articulação entre os PDPSC e as bibliotecas escolares, até ao final do presente ano letivo.
Referências
1. RBE (2021). Bibliotecas Escolares: presentes para o futuro. Programa Rede de Bibliotecas Escolares: Quadro estratégico: 2021-2027. RBE. https://rbe.mec.pt/np4/?newsId=890&fileName=qe__21.27.pdf
2. Verdasca, J., Neves, A., Fonseca, H., Fateixa, J., João, M. J., Procópio, M., & Magro-C, T. (2022). A ação estratégica das escolas portuguesas no desenvolvimento pessoal, social e comunitário dos alunos durante a pandemia de COVID-19. ME/PNPSE. https://pnpse.min-educ.pt/estudo7
3. Foto de Pixabay: https://cutt.ly/TJgi0Fy