Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Ter | 26.10.21

Plano Nacional de Formação Financeira - Assinatura de protocolo de cooperação Protocolo de Cooperação para a promoção da educação financeira em contexto educativo e formativo

2021-10-26-3.png

O CNSF – Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) e o Ministério da Educação celebraram um Protocolo de Cooperação para a promoção da educação financeira em contexto educativo e formativo, no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira.

O Protocolo foi assinado ontem na Escola Secundária Jorge Peixinho, no Montijo, pelo Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, pelo Presidente do CNSF e Governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, pelo Vice-Governador do Banco de Portugal, Luís Máximo dos Santos, pela Presidente da ASF, Margarida Corrêa de Aguiar, e pelo Administrador da CMVM, Rui Pinto, na Sessão solene da Semana da Formação Financeira 2021, uma cerimónia em que esteve igualmente presente a coordenadora da RBE, Dra. Manuela Pargana Silva.

O protocolo ontem celebrado define a constituição de um grupo de trabalho, com representantes da Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira e do Ministério da Educação. A Rede de Bibliotecas Escolares integra este grupo, a quem competirá a execução das tarefas necessárias à concretização de projetos e ações de formação financeira.

No protocolo prevê-se a atualização dos temas definidos no Referencial de Educação Financeira, documento orientador para a implementação da educação financeira nas escolas, nomeadamente nas áreas relacionadas com os canais digitais e a sustentabilidade.

Em 2014 foi lançado, o programa de formação de professores, o qual visa apoiar os docentes na abordagem dos temas do Referencial de Educação Financeira e terá continuidade no âmbito do presente protocolo.

O protocolo prevê também o reforço da divulgação dos Cadernos de Educação Financeira dirigidos aos diferentes ciclos do ensino básico e ao secundário. Estes materiais foram preparados para apoiar professores e alunos na abordagem aos temas de educação financeira, através de histórias, situações-problema e exercícios práticos adequadas às idades e desafios caraterísticos das diferentes faixas etárias.

O presente protocolo preconiza ainda a continuação da dinamização de outras iniciativas para incentivar as escolas a desenvolverem projetos de educação financeira como o Concurso Todos Contam, a Semana da Formação Financeira e a Global Money Week.

A Rede de Bibliotecas Escolares tem colaborado com a dinamização destas atividades na área da educação financeira, através dos trabalhos promovidos pelas bibliotecas, esperando-se, na sequência deste protocolo, consolidar este trabalho em ações e propostas futuras.

_____________________________________________________________________________________________________________________