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O volume V dos Relatórios PISA 2018 torna públicos os resultados relativos às políticas educativas dos 79 países/ economias participantes neste inquérito e a sua relação com os níveis de desempenho dos alunos. Algumas das suas conclusões globais relevantes são:
- Na generalidade dos países da OCDE, 6% dos alunos inquiridos não frequentou educação pré-primária. Os seus níveis de leitura, aos 15 anos de idade, revelaram-se inferiores aos dos colegas que frequentaram entre 1 e 3 anos de pré-escolar, confirmando a importância deste ciclo.
- De um modo geral, os dados reiteram o enorme impacto do nível socio-económico dos alunos sobre o seu desempenho e, sobretudo, sobre a probabilidade de retenção ao longo do percurso escolar. Os jovens dos sistemas vocacionais de ensino apresentam, em todos os países, resultados bastante inferiores aos dos outros estudantes.
Para as bibliotecas escolares, o inquérito de 2018 é particularmente importante, já que o domínio de análise principal foi a leitura. Assim, vale a pena a consulta de alguns dados específicos revelados neste volume, como, por exemplo, o capítulo onde se mostra que o desempenho em leitura é mais elevado nas escolas que proporcionam aos alunos locais onde estes possam estudar e/ou fazer trabalhos.
Igualmente interessante é a conclusão de que os países/ economias cujos alunos apresentam níveis mais elevados de desempenho têm em comum um conjunto de políticas, tais como um forte investimento em formação e desenvolvimento profissional e um currículo escolar desenvolvido com base na partilha de recursos e materiais.
O investimento na formação e o trabalho colaborativo, preconizados desde sempre pela RBE, são, portanto, aqui confirmados como peças-chave no trabalho dos professores em prol do bom nível de leitura dos seus alunos.

Fonte: PISA 2018 Results (Volume V) Effective Policies, Successful Schools



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