Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Seg | 10.01.22

Pinceladas de Leitur@ | Agrupamento de Escolas de Campo Maior

2022-01-10.png

Na sequência dos períodos de confinamento que vivenciamos, e após análise, foram sinalizadas as turmas a implementar o projeto que foi pensado no âmbito do Plano de recuperação de Aprendizagens (Escola + 21/23) indo ao encontro desta problemática. O projeto “Pinceladas de Leitur@”, apoiado pela Rede de Bibliotecas Escolares no âmbito da candidatura Ler e escrever mais com a Biblioteca Escolar, tem por objetivo principal a promoção da leitura e o desenvolvimento das competências de leitura e escrita nos alunos, com recurso ao livro impresso e dispositivos móveis. A cor é o fio condutor que faz a ligação das atividades desenvolvidas e a concretizar, promovendo uma ponte com a educação artística.

Envolve 5 turmas do 1.º ano e 4 turmas do 2.º ano, onde o processo de aprendizagem da leitura e escrita sofreu algum atraso devido ao confinamento.

A professora bibliotecária tem desenvolvido o projeto em trabalho de apoio, em sala de aula ou na Biblioteca Escolar, em cooperação e colaboração com os professores titulares de turma.

Para isso, foi elaborado um plano de trabalho adequado ao perfil dos alunos em causa, sem esquecimento das propostas de trabalho presentes no Roteiro+ Leitura e escrita.

 

 

O apoio prestado, ao nível da educação literária, na exploração de livros de literatura para a infância, contempla a aprendizagem das convenções do texto literário e a promoção de uma relação de prazer entre o texto literário e a criança, e simultaneamente a recuperação de aprendizagens.

Até ao momento, o balanço do trabalho desenvolvido e das etapas alcançadas é bastante positivo. As estratégias definidas e implementadas consideram-se eficazes e ajustadas e têm contribuído para o objetivo primordial proposto - recuperação e consolidação das aprendizagens pelos alunos.

logos_cores.webp

_____________________________________________________________________________________________________________________

Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0