Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Sex | 09.05.25

Pequenos Cientistas em Ação no Jardim de Infância!

Blogue (2).jpg

Na(s) Biblioteca(s) Escolar(es) do Agrupamento de Escolas da Venda do Pinheiro tem havido, nos últimos tempos, uma agitação curiosa e entusiasmada. As crianças dos Jardins de Infância têm vindo à(s) Biblioteca(s) para participar em momentos muito especiais de descoberta e aprendizagem.

A magia começa com uma História

Por vezes, tudo começa com a magia das histórias. Antes de iniciarem as suas investigações, as crianças ouvem um conto que desperta a imaginação e prepara o espírito para a aventura do conhecimento. Da última vez, foi explorado o livro "Ké Iz Tuk?", de Carson Ellis, que funcionou como um verdadeiro rebuçado de palavras — doce, misterioso e cheio de pistas para explorar o mundo natural.

Descobrir, Investigar e Representar

Depois da história, começa a verdadeira missão científica! Cada criança descobre, num pequeno “frasco” iluminado por lanternas, um animal escondido. E, como verdadeiros investigadores, começam logo a pensar: quantas patas terá? E asas? Terá antenas?

Mas a curiosidade não fica por aqui. As crianças vão em busca de respostas, consultando enciclopédias e livros científicos disponíveis na Biblioteca. Verificam se as suas hipóteses estavam certas e, no final, desenham o animal pesquisado com todos os pormenores que aprenderam. Algumas representam ainda graficamente informações específicas: uma “conversa” entre formigas através das antenas, o processo da metamorfose da borboleta, um formigueiro, ou uma fila de formigas a seguir indicações olfativas

Tantas Descobertas Fascinantes!

Estas sessões têm-se revelado momentos riquíssimos de aprendizagem. As crianças fazem descobertas fascinantes: que as borboletas apenas conseguem distinguir quatro cores — branco, amarelo, roxo e vermelho — ou que as aranhas tecem teias com um fio que sai da sua própria barriga!

Cada página lida, cada conversa, cada desenho é uma pequena conquista no caminho do saber. E, se quiserem saber mais curiosidades, basta perguntar às crianças. Elas explicam tudo com um brilho nos olhos e uma certeza sábia de quem está a aprender com entusiasmo.

O que dizem as educadoras e as crianças

O feedback das educadoras reforça o impacto positivo da atividade. Uma das educadoras referiu que a proposta foi muito apelativa e interessante, gerando grande envolvimento por parte das crianças, despertando-lhes a curiosidade e o interesse pela pesquisa. Sublinha ainda que a atividade se enquadra nas dinâmicas de sala e está em consonância com as OCEPE (Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar).

Outra educadora destaca que as crianças adoraram a atividade, que lhes trouxe informações novas e curiosidades que desconheciam, tornando-se assim uma experiência muito importante. A história foi também valorizada por mostrar “uma forma diferente de falar... mas que até conseguimos perceber!”, permitindo abordar áreas como a expressão oral e a comunicação, o conhecimento do mundo, e as artes visuais, com os desenhos a refletirem o que observaram nos livros

Os comentários das crianças foram todos positivos — sinal claro de que aprenderam, se divertiram e ficaram com vontade de saber mais.

Referencial “Aprender com a Biblioteca Escolar”

Este trabalho foi cuidadosamente planeado de acordo com o Referencial “Aprender com a Biblioteca Escolar” e constitui um excelente exemplo de articulação entre leitura, pesquisa e produção de conhecimento, desde a Educação Pré-escolar. A planificação da atividade encontra-se disponível na página da RBE, na área de recursos educativos para o pré-escolar, acessível aqui.

AE da Venda do Pinheiro

_____________________________________________________________________________________________________________________

Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0