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Texto final do projecto "Pensar a Educação. Portugal 2015", da autoria da Comissão Executiva.

Este documento é o culminar de um largo processo de reflexão que tem por base múltiplos contributos, nomeadamente dos grupos de trabalho, dos consultores o e dos participantes nos seminários. Percorre diferentes áreas específicas: a educação da infância, o ensino básico e secundário, o ensino superior e a investigação, a educação dos adultos e, ainda, temas transversais como as necessidades educativas especiais de crianças e jovens, a formação dos professores e educadores e a administração e financiamento do sistema educativo.

Neste texto final, explicita-se um conceito de educação e os pressupostos que o informam, apontam-se algumas coordenadas fundamentais para a definição de um projecto educativo para Portugal no século XXI e defende-se a necessidade de uma política de educação devidamente consensualizada que suscite o empenhamento de professores e educadores (os seus principais actores), responsabilize o Estado e a Administração Pública pela garantia constitucional do direito de todos os cidadãos e cidadãs à educação de qualidade e abra caminho para uma “sociedade educativa” à altura dos desafios do século XXI.

 

Programa; estrutura dos seminários; acesso aos textos de apoio.

Mais informação aqui.

 

 

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