Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Qua | 31.08.22

Pensamento criativo: A habilidade de pensar fora da caixa

2022-03-31.png

O que é o Pensamento Criativo?

O pensamento criativo é uma habilidade que ajuda a desenvolver ideias interessantes e valiosas. O Oxford Dictionary define o pensamento criativo como "o uso da imaginação ou de ideias originais para criar algo". Ser imaginativo e pensar fora da caixa é fundamental para o sucesso em todos os setores. Um dos pensadores mais proeminentes do mundo sobre criatividade, Edward de Bono, acrescenta que esta consiste em quebrar velhos hábitos e ver as coisas de novas formas, seja com uma nova abordagem a um desafio ou uma solução para uma disputa em curso.

 

Vantagens do Pensamento Criativo

O Pensamento Criativo permite uma abordagem inovadora das questões e cultivar a abertura de espírito. Utilizando-o podem-se produzir novas ideias, analisar eventos, encontrar temas e desenhar alternativas aos sistemas operacionais estabelecidos.

- Proporciona confiança: Quando se emprega a criatividade para explorar ideias e conceitos diversos, fortalece-se a confiança e potencia-se o melhor de cada um.

- Autoconfiança: A criatividade permite-lhe trabalhar nos seus objetivos e atingi-los com total realização.

- Enfrentar situações: À medida que o pensamento criativo leva a experimentar e a inovar, expande-se o conhecimento coletivo relativamente a vários métodos para lidar sem esforço com todas as situações.

- Liberta o stress: O pensamento criativo pode combater o stress, uma vez que permite a inovação para além de quaisquer limites.

- Exprime talentos ocultos: O pensamento criativo permite alimentar a curiosidade e desbloquear talentos ocultos.

- Desenvolve a inteligência emocional: O pensamento criativo promove a consideração das circunstâncias a partir de múltiplas perspetivas, o que o pode ajudar a construir empatia e inteligência emocional.

 

Desenvolver o Pensamento Criativo

Ser um pensador criativo permite encontrar novas formas de abordar as situações existentes, reconhecer a importância de vários pontos de vista, metodologias e teorias, ligar pensamentos e ver paralelos entre situações totalmente diferentes.

Eis algumas formas de construir o pensamento criativo:

- Estabelecer o propósito e a intenção: Concentrar-se nos objetivos e misturar novas ideias para resultados desejáveis.

- Construir competências de comunicação: Boas capacidades de comunicação ajudam a expressar ideias e a partilhar a criatividade com confiança.

- Encorajar a autonomia: as realizações mais significativas provêm da criatividade decorrente da liberdade para pensar.

- Criar equipas diversificadas: A diversidade aumenta a criatividade. Equipas com elementos de diversas origens e áreas de especialização que partilham os seus pensamentos tornam-se mais inovadoras.

- Construir a motivação: Promover e apoiar crenças inovadoras dos membros de uma equipa motiva-os, sendo muito relevante recompensar a criatividade.

- Proporcionar oportunidades para explorar: Incentivar os membros de uma equipa a colaborar e a partilhar os seus pensamentos, a explorar, testar e refinar novas ideias ajuda a progredir.

 

Competências de Pensamento Criativo

O pensamento criativo envolve o aperfeiçoamento de talentos inovadores e competências brandas para desenvolver novas ideias. Competências de pensamento criativo são técnicas para lidar com uma situação através de perspetivas criativas, utilizando ao mesmo tempo as ferramentas apropriadas para analisar e conceber uma solução:

- Pensamento analítico: Permite investigar desafios complicados e ajuda a reconhecer e desenvolver soluções e a formular as melhores decisões. Compreender os desafios e analisar a situação para encontrar soluções viáveis é uma competência importante que pode contribuir para melhorar o trabalho e cumprir objetivos.

- Resolução de problemas: Após pesquisa e análise exaustiva de um problema, é necessário procurar uma solução adequada. A capacidade de resolução de problemas pode organizar os dados encontrados durante o processo de pesquisa para desenvolver uma resposta lógica e prática.

- Abertura de espírito: Uma mente criativa é flexível, e a criatividade requer um pensamento fluido. Ter uma mente mais aberta implica estar mais recetivo a novas ideias, pontos de vista, culturas, formas de expressão e estilos e reconhecer que o ponto de vista próprio pode nem sempre ser correto.

- Comunicação: A capacidade de articular e comunicar pensamentos pode conduzir as capacidades de pensamento criativo. É importante incluir, ouvir e processar as ideias dos outros antes de fornecer contributos e trocar ideias através da escrita e da fala para uma comunicação eficaz.

- Organização: Estar organizado permite ser mais criativo e dá à imaginação mais estrutura. As capacidades organizacionais podem transformar ideias em estratégias concretas potenciadoras da mudança à medida que se exploram novas ideias.

 

Técnicas de Pensamento Criativo

As capacidades criativas podem ser aumentadas através da implementação de várias estratégias e técnicas:

Mapa mental

O mapa mental permite ligar conceitos aparentemente desconexos. Como resultado, pode ajudar a apresentar ideias apropriadas enquanto se aplicam capacidades de pensamento criativo. É um processo para anotar tudo o que vem à mente. Cria-se o máximo de ideias que se possa; quanto mais se escrever, mais provável será que surja a melhor ideia. Depois usa-se o mapa mental para organizar os pensamentos e chegar a conclusões lógicas.

Brainstorming

A noção central por detrás do brainstorming é que ter muitas ideias criativas possíveis torna mais simples a escolha da melhor. Esta técnica de pensamento inovador pode resolver eficazmente problemas de pequena ou grande escala que exigem criatividade. O objetivo principal é construir um grupo de pessoas com as quais se pode trocar livremente pensamentos.

Pensamento lateral

Enfatiza-se a criação de novas ideias, minimizando-se ao mesmo tempo os detalhes de como se podem implementar essas ideias. O pensamento lateral ajuda os pensamentos a vaguear livremente e a examinar opções que de outra forma podem passar despercebidas. Implica olhar para um problema a partir de perspetivas não convencionais e, como resultado, encontrar soluções inovadoras.

Reenquadramento

Para elaborar uma estratégia nova e inventiva, será necessário analisar uma questão ou um cenário de uma forma diferente, o que requer um reenquadramento. É preciso explorar interpretações alternativas das palavras, analisar o contexto e ampliar perspetivas para detetar algo novo e antecipar futuros obstáculos.

Quadros de humor

Um quadro de humor é um gráfico visual ou uma representação de ideias reunidas num só lugar. Permite uma visão clara de como seria uma ideia após a sua execução.

 

Como pensar de forma crítica e criativa?

A criatividade tem tudo a ver com explorar e procurar novas ideias. Quando se pensa fora da caixa e se sai do que já se sabe, tende-se a desenhar novas ligações. Isso geralmente resulta em novas perspetivas, novas ideias e soluções inovadoras para problemas que não se poderiam ter imaginado anteriormente.

O pensamento crítico enfatiza a análise e a decomposição do problema e o pensamento criativo pode trazer uma solução apropriada para os dados analisados. Esta é a pedra angular da resolução de problemas com o pensamento criativo.

Quando um problema é apresentado, é analisado e é feita uma pesquisa exaustiva. Depois, partilha-se (comunica-se) o problema com os colegas de equipa que apresentam ideias que seguem uma progressão (através de brainstorming e reenquadramento) até se atingir uma solução.

Qualquer que seja o campo da atividade humana, o pensamento criativo pode ajudar a alcançar os objetivos traçados. A criatividade é definida pela capacidade de pensar de formas não convencionais e todos têm a capacidade de serem criativos. Ao mesmo tempo, essa é uma competência que pode e deve ser fortalecida para se atingirem soluções inovadoras que possam dar respostas a novos problemas. Esta é uma habilidade indispensável nos nossos tempos que importa que os nossos alunos saibam utilizar.

 

Este artigo foi adaptado a partir de:

Business (2022). Creative Thinking: The skill to think out of the box. https://slidemodel.com/creative-thinking-skills-to-think-out-of-the-box/

 

Republica-se o artigo de 31.03.2022

_____________________________________________________________________________________________________________________