Partilhe uma medida do PADDE da sua escola em que a biblioteca esteja envolvida
No âmbito do Plano de Ação para a Educação Digital (2021-2027), definido pela União Europeia e que visa reconfigurar os sistemas de ensino e de formação para a era digital, e do subsequente Plano de Ação para a Transição Digital de Portugal, as escolas foram convidadas a criarem os seus Planos de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE), tendo em conta o Quadro Europeu de Organizações Digitalmente Competentes (DigCompOrg, 2018). As áreas de intervenção do PADDE incidem nos diferentes domínios da organização escolar no âmbito das tecnologias digitais, definindo cada escola as áreas consideradas prioritárias e os objetivos e ações a desenvolver.
Enquanto estruturas das escolas que integram e favorecem a inovação, as bibliotecas escolares estão, naturalmente, convocadas para dar o seu contributo, pelo que a Rede de Bibliotecas Escolares publicou em abril último um documento para apoio do trabalho das escolas e dos professores bibliotecários no processo de elaboração dos PADDE: A Biblioteca Escolar no Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola. Simultaneamente, iniciou-se formação para professores bibliotecários sobre essa matéria.
O processo de elaboração ou implementação dos Planos de Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE) pelas escolas encontra-se em curso e, ao longo deste mês de novembro, a RBE apresenta às bibliotecas o seguinte desafio:
Partilhe uma medida do PADDE da sua escola em que a biblioteca esteja envolvida.
Para criar coesão neste desafio, foi preparado um modelo com várias sugestões. Depois de descarregar o ficheiro, as bibliotecas deverão preencher um diapositivo e guardá-lo em formato imagem (JPG ou PNG).
Essa imagem deverá ser publicada nos canais de comunicação da biblioteca e a hiperligação para a mesma partilhada com a RBE através deste formulário.
Sugerimos a utilização dos seguintes hashtags- #padde #bibliotecaescolar #rededebibliotecasescolares