Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Eduardo Sáenz de Cabezón · Professor e divulgador

 

Doutor em matemáticas pela Universidade de la Rioja, onde atualmente exerce como professor de Linguagens e Sistemas Informáticos, Eduardo Saénz de Cabezón realiza uma intensa divulgação das matemáticas como membro e fundador do grupo de científicos e investigadores “Big Van Científicos sobre Ruedas”. Para além disso, participa em conferências e workshops por todo o mundo contagiando com a sua paixão por esta “linguagem das ciências". O seu trabalho de investigador centra-se na área da álgebra computacional para a qual contribuiu com numerosos artigos e colaborações com matemáticos espanhóis e europeus. Aprender matemáticas converte-nos em “cidadãos mais livres, mais difíceis de manipular…Serve para compreender o mundo em que estamos mas também para nos compreendermos  a nós mesmos”, destaca este reconhecido divulgador.

 

Ver programa completo.

 

Referência: ¿Para qué sirven las matemáticas?. (2018). BBVA Aprendemos Juntos. Retrieved 18 June 2018, from https://aprendemosjuntos.elpais.com/especial/para-que-sirven-las-matematicas-eduardo-saenz-de-cabezon/

 

 

 


1 comentário

Imagem de perfil

De Narciso Baeta a 18.06.2018 às 19:30

Há 50 anos o grande enfoque incidia sobre o domínio do cálculo, o que se conseguia realizando muitos exercícios rotineiros. Hoje é preciso capacidade de raciocínio, de resolução de problemas e de comunicação, que não se aprendem com exercícios iguais ( ex: na prova do 6º ano de 2010 havia uma pergunta que implicava fazer uma soma de 5+2 a partir da leitura de um quadro). No estudo internacional do PISA os alunos erraram, por exemplo, tudo o que implicava interpretação de tabelas.

Comentar post



RBE


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Twitter



Perfil SAPO

foto do autor