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Blogue RBE

Qua | 10.07.24

Para aumentar a compreensão da leitura

por Shengnan Ma*

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Uma estratégia de colaboração para aumentar a compreensão da leitura nas aulas de línguas estrangeiras

Semelhante ao método “Jigsaw”[1], “Quote, Quote, Mingle”[2] foi concebido para que os alunos trabalhem em conjunto de modo a descobrirem a ideia principal de um texto.

Há alguns anos, tomei conhecimento de uma estratégia chamada “Quote, Quote, Mingle” através do nosso orientador pedagógico da escola secundária, numa sessão de formação profissional. Esta estratégia ajuda os alunos a adquirirem conhecimentos através de conversas com os colegas com base no que leram. Com quanto mais pessoas os alunos falarem, mais informação obtêm, o que os ajuda a construirem uma imagem mais completa do tópico. (Ainda me lembro do artigo que lemos nesse dia sobre o sexto dígito de um panda - uma extensão óssea rudimentar, semelhante a um polegar).

Esta estratégia pode parecer familiar. Tem muito em comum com o método “jigsaw”, mas enquanto este método implica que grupos de alunos se tornem "especialistas" em diferentes aspetos de um tópico e depois partilhem as suas descobertas com os colegas, o método “Quote, Quote, Mingle” exige que os alunos formulem hipóteses sobre um texto, colocando questões e fazendo inferências sobre o mesmo com base na leitura de uma pequena parte.

Enquanto professores de línguas estrangeiras, tentamos utilizar o maior número possível de textos para alargar a competência de leitura dos nossos alunos. No entanto, ensinar textos informativos com vocabulário de nível 2 e de nível 3 pode ser complicado, o que também faz com que o empenho na aprendizagem diminua inevitavelmente. Assim, nestas circunstâncias, convidei uma das nossas professoras de chinês e as suas turmas a experimentarem esta estratégia, que funcionou bem num contexto de iniciação.

O objetivo de aprendizagem era compreender a ideia principal de um texto informativo do terceiro ano em chinês, que apresentava a história e o impacto das batatas na nossa vida quotidiana. Antes de implementar a estratégia, fizemos também algum trabalho de preparação para tornar todo o processo mais claro para os alunos.

Começar

A professora e eu dividimos o texto informativo em pequenas partes. Por exemplo, segmentámos o texto sobre batatas em seis partes e colocámo-las em cartões de índice. Cada aluno recebeu então um cartão com uma parte do artigo.

Durante a implementação, seguimos estes passos:

  • O professor descreve a atividade aos alunos com as seguintes instruções: "Vamos ler um artigo e vocês têm de encontrar a ideia principal. Vão deslocar-se pela sala de aula com um cartão de índice e trocar informações com três colegas, o que chamamos "mingle". E eu vou cronometrar para vos lembrar que após quatro minutos a sessão termina. Depois, têm de falar com outro grupo de três pessoas e partilhar as “informações” da última sessão."

  • Em seguida, o professor utiliza um temporizador para os alunos se prepararem para a próxima sessão de "mingle" e dá-lhes instruções para falarem com outros colegas. Ambos percorremos a sala de aula durante este tempo para verificar se os alunos precisam de ajuda ou de mais esclarecimentos.

  • Em seguida, o professor dá instruções aos alunos para regressarem aos seus grupos iniciais e partilharem a informação que recolheram nestas sessões de mistura. O professor convida os alunos a identificarem a ideia principal com base na discussão em grupo, e anotam-na numa folha de papel.

  • Os alunos partilham as suas conclusões com toda a turma, e os professores podem comentar as diferenças ou semelhanças. Na etapa final, os alunos leem o texto completo e o professor incentiva-os a encontrar as partes que foram validadas ou contestadas através do debate.

Salientamos que os alunos precisam de discutir a ideia principal com todas as pessoas com quem falam. Consideramos que esta orientação cria uma oportunidade significativa para interagirem com os textos e com os colegas.

 3 lições aprendidas com a utilização do "quote, quote, mingle”

  1. Esta atividade envolve os alunos em conversas significativas. Obriga-os a ler os textos com cuidado e a resumi-los antes de iniciarem uma conversa com os colegas. Precisam de se manter concentrados para se lembrarem das partilhas dos colegas quando trocam informações.

  2. “Quote, Quote, Mingle” incentiva a participação ativa e a colaboração com o movimento do corpo. Temos tendência a pensar que ensinar textos informativos é um desafio e a abordagem mais comum é os professores explicarem as partes difíceis aos alunos através de instrução direta. No entanto, este método diminui a participação ativa dos alunos e a apropriação da sua própria aprendizagem. A utilização de uma abordagem colaborativa na leitura académica ajuda a aliviar a ansiedade dos alunos quando se deparam com tópicos desconhecidos.

  3. Esta estratégia promove a proficiência linguística e a fluência. Ler estes pequenos trechos e resumi-los é uma ótima prática para a compreensão da leitura. Além disso, usar a conversa para trocar informações exige que os alunos afinem as escolhas de palavras e a sua apresentação num ambiente de tempo limitado. Quanto mais falarem com os seus pares, mais oportunidades terão de desenvolver a fluência linguística.

A incorporação de estratégias de colaboração na aprendizagem de línguas faz com que os alunos deixem de ser recetores passivos quando se trata de ler e passem a ser aprendentes ativos. Também incentiva os alunos a pensarem em voz alta quando comunicam com os seus pares, o que também os ajuda a refletirem sobre a sua compreensão do texto.

Notas:

[1] Trata-se de um modelo de aprendizagem cooperativa.

[2] “Quote, quote, mingle” é também um modelo aprendizagem cooperativa; sugere a ideia de que os alunos devem conversar sobre um texto e trocar informação.

📷 imagem criada com https://www.rawpixel.com/ 

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O texto deste artigo foi traduzido e publicado com a autorização da Edutopia:

Ma, S. (2024, 12 de fevereiro). A Collaborative Strategy to Increase Reading Comprehension in World Language Classes. Edutopiahttps://www.edutopia.org/article/collaborative-reading-strategy-world-languages

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*Sobre Shengnan Ma

Shengnan Ma é uma professora licenciada do ensino básico K-6 com um mestrado em ensino de chinês como segunda língua. Tem também experiência no Programa de Bacharelato Internacional para o Ensino Primário, uma mentalidade de investigação e uma paixão pela integração da tecnologia no ensino e na aprendizagem. Shengnan utiliza frequentemente a tecnologia no processo de ensino, o que permite que os alunos criem e interajam com conteúdos digitais para potenciar a sua criatividade e inovação. Atualmente, trabalha como formadora de professores de chinês em Pequim.

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Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0