Papel vital das bibliotecas escolares e da professora bibliotecária: uma aliança para o desenvolvimento educativo
Por Mário Rocha, diretor do AE de Cristelo
O Agrupamento de Escolas Cristelo, integrado no Programa TEIP e com um Plano de Inovação desde 2016 (integrou o Projeto Piloto de Inovação Pedagógica – P-PIP), tem três bibliotecas escolares, integradas na Rede de Bibliotecas Escolares: Escola EB 2/3/S de Cristelo; EB1 de Sobrosa e EB1 de Duas Igrejas. Todas as escolas do agrupamento estão integradas na rede.
No complexo cenário educacional de hoje, as bibliotecas escolares surgem como verdadeiros oásis de conhecimento, desempenhando um papel crucial na formação dos estudantes. Nessas bibliotecas, o mundo dos livros entrelaça-se com o vasto universo digital, proporcionando uma rica experiência de aprendizagem que vai além das salas de aula. No entanto, para que esse ambiente se torne verdadeiramente enriquecedor, é essencial a presença ativa e dedicada de uma professora bibliotecária exemplar, como é o caso da professora Célia Barbosa.
As bibliotecas escolares não são apenas depósitos de livros; são espaços onde a imaginação floresce, onde a literatura ganha vida e onde as competências de pesquisa e literacia digital são cultivadas. Sob a orientação atenciosa da professora bibliotecária, esses espaços transformam-se em centros de descoberta e de aprendizagem. Com a sua paixão pela leitura e a sua habilidade para incentivar os alunos a explorar novos horizontes literários, ela desempenha um papel vital na promoção da leitura entre os estudantes. Não apenas fornece recomendações de livros personalizadas, mas também organiza atividades interativas, como clubes de leitura e eventos literários, tertúlias dialógicas, no âmbito do Projeto INLUD-ED, que inspiram os alunos a tornarem-se leitores ávidos e críticos, desafiando-os através de olimpíadas de leitura, entre outros.
A nossa professora bibliotecária trabalha, ainda, em colaboração com os professores para integrar recursos da biblioteca nas atividades curriculares, oferecendo suporte às aulas e ajudando os alunos a encontrar informações relevantes para seus estudos. Interage com pais e encarregados de educação, promovendo atividades de leitura, como são exemplo: Os meus pais também leem; Letras que Falam; A Ler Vamos e Matiga; Links-B; Escola a ler: MEL; 10 minutos de leitura diária; Ouvintes Sortudos; Um conto patudo de esperança. Atividades e projetos estes integrados na ação 2 do Plano Plurianual de Melhoria (PPM) do Programa TEIP.
Além de seu papel como promotora da leitura, a Professora Bibliotecária é sensível à literacia da informação e do digital. Ela desenvolve nos alunos, para além da perícia em encontrar informações, a capacidade de como avaliá-las criticamente e utilizá-las de maneira ética e eficaz, numa prática de cidadania que se quer cada vez mais ativa e responsável. A sua orientação capacita os alunos para navegarem no vasto oceano de informações digitais com confiança, preparando-os para um mundo vertiginosamente mais digitalizado.
No entanto, o sucesso das bibliotecas escolares não seria possível sem o apoio firme e sempre presente da direção da escola. O diretor desempenha um papel fundamental ao garantir que a biblioteca tenha os recursos necessários para prosperar. Ele reconhece a importância das bibliotecas escolares como espaços de aprendizagem colaborativa (veja-se o exemplo do projeto Coopera) e apoia ativamente iniciativas que promovem a leitura, a pesquisa e a inovação, bem patente em ações que constituem o Plano Plurianual de Melhoria e Plano de Inovação. Sob a sua liderança, a biblioteca não é apenas um local de estudo, mas um ambiente dinâmico onde o conhecimento é explorado, questionado e celebrado.
A ampliação do espaço, a atualização de mobiliário e os desafios constantes são evidências disso mesmo.
Para além disso, através de uma liderança que se quer também pedagógica, a direção, assumindo esse papel, estabelece padrões de excelência académica e promove a colaboração entre os professores, incluindo a professora bibliotecária, para melhorar a qualidade da educação oferecida aos alunos.
Por fim, é crucial o apoio ao desenvolvimento profissional dos professores, proporcionando oportunidades de capacitação e incentivando a atualização das competências pedagógicas e técnicas.
Em última análise, a colaboração entre a professora bibliotecária e a direção é essencial para o sucesso da biblioteca escolar. Enquanto a professora Célia Barbosa nutre o amor pela leitura e capacita os alunos com competências essenciais, o diretor proporciona o apoio estratégico e logístico necessário para que a biblioteca seja verdadeiramente eficaz.
Juntos, tentamos moldar não apenas leitores proficientes, mas também cidadãos informados, críticos e criativos, preparando os alunos para enfrentar os desafios do mundo moderno com confiança e sabedoria, rumo ao efetivo desenvolvimento do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, alinhado com os desígnios do LifeComp (The European Framework for Personal, Social and Learning to Learn Key Competence) - Quadro Europeu para Competência: Pessoal, Social e Aprendizagem.
Mário Rocha, diretor do AE de Cristelo