Palavras&Cª distinguido com Prémio Incentivo
O jornal escolar dinamizado pela biblioteca escolar da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão foi distinguido no Concurso Nacional de Jornais Escolares, Público na Escola.
Este projeto com mais de meia década tem sobrevivido num contexto particularmente difícil. A leitura e a escrita nem sempre se assumem como uma prioridade nos interesses revelados por alunos de uma escola ligada à formação de profissional na área da equitação, agricultura e turismo.
De forma a contrariar esta tendência, a equipa responsável por esta publicação, Sérgio Mendes e Teresa Casquilho, inovou e promoveu uma maior proximidade com alunos e docentes, convidando-os a assumir um papel mais ativo na produção de conteúdos. Para o efeito, desde 2021 disponibiliza um link onde todos os interessados identificam um conjunto de ideias-chave que facilitam a construção dos artigos em momento posterior. Esta segunda etapa é assumida pelos alunos sob orientação do professor bibliotecário.
Paralelamente, a biblioteca escolar começou também a dinamizar formações em articulação com as diferentes disciplinas, as quais deram origem a vários artigos para o Palavras&Cª.
Para além de um pequeno prémio pecuniário, está prevista a realização de um workshop promovido pela equipa do Público. Este prémio vem, assim, reconhecer todo o trabalho desenvolvido até ao momento, assim como conferir um novo dinamismo a esta publicação semestral.