Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Qua | 05.01.22

“PalavrArte” (aLeR+2027): arte e cultura com a biblioteca escolar em contexto da flexibilidade curricular

2022-01-05.png

O AE Tondela Tomaz Ribeiro foi distinguido com o SELO “ESCOLA AMIGA DA CRIANÇA”, com o projeto interdisciplinar “Somos Natureza. Descobrir a Beleza. Na Escola. Em Nós.”, planificado e implementado na turma do 7.ºB (Escola Secundária de Tondela), no ano letivo transato, e com o contributo/ articulação pedagógica com as medidas inscritas na Autonomia e Flexibilidade Curricular e dinâmicas intrínsecas à equipa educativa desta turma.

2022-01-05-1.jpg

Estiveram curricularmente envolvidas as disciplinas de Inglês, Educação Visual e Ciências Naturais, bem como a Biblioteca Escolar. A Biblioteca Escolar, como parceiro interno ativo e indutor de propostas pedagógicas inovadoras e passíveis de serem trabalhadas pelos alunos, aderiu, desde o primeiro momento, a esta atividade a qual se inscreve no âmbito do projeto aLeR+2027 “Somos+ aLer+”: iniciativa “PalavrArte” (articulação entre a palavra e outras formas de expressão artística, como a fotografia, como prática indutora de bem-estar).

Com o projeto “Somos Natureza. Descobrir a Beleza. Na Escola. Em Nós.”, pretendeu-se trabalhar as aprendizagens essenciais das disciplinas envolvidas, de forma articulada e criativa, aprendendo a (re)descobrir e a trabalhar o conceito do Belo, de forma contextualizada e indagadora, partindo de um problema colocado pelos alunos: “Professora, que pena a nossa nova escola estar em obras. Está feia.”

2022-01-05-2.jpg

Assim, e a partir do olhar/perceção de cada um sobre o recinto escolar, os alunos foram levados a trabalhar os conteúdos curriculares das disciplinas envolvidas de forma inovadora, articulando-os com as competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e promovendo-se o desenvolvimento da sensibilidade artística, estética e bem-estar dos alunos.

Saiba mais sobre este projeto e conheça os produtos resultantes de um trabalho articulado em que a biblioteca estabeleceu diferentes pontes. Aceda aqui.

Na página de Facebook das Bibliotecas Escolares do agrupamento é possível aceder à divulgação da informação da realização de uma exposição, resultante dos produtos, no âmbito da festa do livro e da leitura da rede concelhia de bibliotecas de Tondela.

Elisa Figueiredo [Professora Bibliotecária]
Paula Arnaud [coordenadora da Autonomia e Flexibilidade Curricular]
AE Tondela Tomaz ribeiro

_____________________________________________________________________________________________________________________