Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Qui | 20.04.23

“Pais a ler+” no Pré-Escolar e 1.º Ciclo

AE Madeira de Torres

2023-04-20 pq.png

Convidar toda a comunidade de leitores e não leitores a aderir, incentivar, partilhar e experimentar leituras é um dos propósitos da Semana da Leitura e, neste sentido, as Bibliotecas Escolares da EB Conquinha e EB Carlos Bernardes do Agrupamento de Escolas Madeira de Torres convidaram os Pais a Ler+ , criando oportunidades de participação para todos.

A atividade é proposta aos professores titulares que encaminham o convite redigido pela professora bibliotecária aos encarregados de educação. Quando há uma primeira sessão com a turma, a professora bibliotecária aproveita a oportunidade para motivar os restantes alunos para desafiarem os seus pais.

Aos pais, são apresentadas duas possibilidades de participação:

Versão presencial - num "Tempo para ler e pensar!", na biblioteca escolar e em parceria com a professora bibliotecária, os Pais e Encarregados de Educação dinamizam uma sessão de leitura presencial para a turma dos seus educandos (durante a semana da leitura foram dinamizadas 9 sessões presenciais), havendo um “troféu” e um certificado para cada uma das turmas com Pais aLer+;

Versão online - os Pais, Encarregados de Educação ou outros familiares foram desafiados a gravar e partilhar uma leitura em voz alta, com recurso à ferramenta digital Padlet. Posteriormente, as leituras são arquivadas na Biblioteca Digital Pais a Ler+, disponível para audição na soundcloud. As histórias poderão, assim, ser ouvidas na sala de aula e/ou em casa pelos alunos/crianças e pais.

A ação Pais a Ler+ continuará a decorrer ao longo do 2.º Semestre, pelo que os pais interessados em participar poderão proceder à sua inscrição através de um formulário disponível para o efeito. Atualmente, é possível contar já com 31 pais inscritos, sendo que as sessões presenciais já estão calendarizadas até ao final do ano letivo.

Pais a Ler+ é uma das ações propostas pelas Bibliotecas Escolares do AEMT na implementação do Plano Local de Leitura, Mudança I - Mais hábitos de leitura na família, do qual as bibliotecas escolares são parceiras.

_____________________________________________________________________________________________________________________