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Convidam-se as bibliotecas escolares a partilharem os cartazes comemorativos produzidos no âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE). Os cartazes podem ser enviados através do formulário e serão partilhados na rede social Instagram da RBE.

Lançado pela International Association of School Librarianship (IASL) em 2007, o MIBE é celebrado internacionalmente durante o mês de outubro e interliga duas questões cruciais para as bibliotecas escolares: o tema do MIBE, um tema atual que espelha os tempos que vivemos e aponta caminhos futuros, e a mensagem que a biblioteca escolar quer transmitir para valorizar e promover a sua missão.

Assim, o tema do MIBE 2020, Descobrir caminhos para a saúde e o bem-estar com a biblioteca escolar , leva-nos a refletir sobre os diversos âmbitos do que se entende por bem-estar, bem como sobre a relação que existe entre livros, leitura, saúde e bem-estar e, consequentemente, abre caminhos para pensarmos como pode a biblioteca escolar ajudar os alunos a tornarem-se “responsáveis e conscientes de que os seus atos e as suas decisões afetam a sua saúde, o seu bem-estar e o ambiente” .

No entanto, o mês de outubro é também uma oportunidade para dar visibilidade ao trabalho – muitas vezes invisível - que as bibliotecas escolares desenvolvem nas escolas. Para além das pequenas frases e gestos diários que, continuamente e em todas oportunidades, os professores bibliotecários empregam para mostrar à sua comunidade que têm um papel relevante – referimo-nos, neste caso, à advocacia de linha da frente ou de combate –, os cartazes produzidos especialmente para esta ocasião trazem para o espaço público mensagens visuais que contam uma história genuína e singular. Divertidos ou sóbrios, requintados ou estilizados, reafirmam a missão da biblioteca escolar.

“Apesar do estereótipo das bibliotecas e dos bibliotecários como sossegados e sem pretensões, existe uma necessidade premente de afirmar os nossos valores e mostrar a necessidade do nosso trabalho. Precisamos de encontrar formas de demonstrar o nosso contributo - ou os custos da nossa ausência –, tornando as bibliotecas numa prioridade transversal.” (parágrafo traduzido) 

 

Fontes:

American Library Association (s/d). Frontline Advocacy Toolkit. Retirado de http://www.ala.org/advocacy/frontline-advocacy-school-libraries-toolkit
 
Direção-Geral da Educação (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Retirado de https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf
 
International Federation of Library Associations (2019). IFLA Trend Report 2019 Update. Retirado de
https://trends.ifla.org/files/trends/assets/documents/ifla_trend_report_2019.pdf



RBE


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