Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Ter | 12.04.22

Os vídeos premiados das e dos jovens que dizem não ao sexismo!

2022-04-12.png

A 30 de março teve lugar no auditório da Escola Secundária António Damásio, em Lisboa, a cerimónia pública de atribuição de prémios do concurso nacional de vídeo Eu digo não ao sexismo!, promovido pela Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres e pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), com o apoio da Rede Nacional de Bibliotecas Escolares (RBE).

Os objetivos desta iniciativa convergem com os do Projeto Mobiliza-te contra o sexismo que consistem em dar a conhecer a Recomendação do Conselho da Europa CM/Rec(2019) “Prevenir e combater o sexismo” e em participar na campanha do CoE, de divulgação da referida Recomendação, Sexismo. Repare nele. Fale dele. Acabe com ele.

A cerimónia começou pelas 15h, com as boas-vindas dirigidas pelo professor Mário Silva, adjunto da Diretora do Agrupamento de Escolas dos Olivais, Jesuína Pereira, e pela professora bibliotecária da Escola Secundária António Damásio, Lurdes Castanheira. De seguida, o painel de abertura, composto por Ana Sofia Fernandes (Presidente da PpDM), Sandra Ribeiro (Presidente da CIG) e Manuela Pargana Silva (Coordenadora Nacional da RBE) dirigiu-se às e os estudantes na plateia, assim como às e aos professoras/es, bibliotecárias/os e representantes de direções de escolas e agrupamentos de escolas de todo o país, parabenezindo-os pelo claro esforço e trabalho expresso nos vídeos premiados.

Caterina Bolognese, Chefe da Divisão Igualdade entre Mulheres e Homens do Conselho da Europa, deixou, também, as suas felicitações às e aos estudantes:

 

O Conselho da Europa dá-vos os parabéns pelo vosso trabalho de produção dos vídeos. Neles mostraram as diferentes formas de sexismo e como ele pode afetar a vida das pessoas, especialmente de quem é jovem, impedindo a sua liberdade, a igualdade e a sua participação na tomada de decisões. Mostraram as causas do sexismo e os seus efeitos nas pessoas e nas sociedades. Defenderam que se tomem medidas contra a aceitação social do sexismo. Quiseram sensibilizar particularmente quem é jovem como vocês, em todo o país, para que identifiquem e combatam o sexismo. O vosso trabalho é um passo importante para assegurar que as jovens e os jovens preservem as conquistas que herdaram e se empenhem na continuação da construção da igualdade concreta e completa. E, sem dúvida, será também uma inspiração para as pessoas adultas.

 

Seguiu-se a entrega dos prémios e distinções às e aos estudantes com os melhores vídeos, tendo sido distinguidos 5 vídeos com menções honrosas, 2 vídeos com o 2º Prémio e 2 vídeos com o 1º Prémio.

 

Menções honrosas na categoria do 3º ciclo e Ensino Profissional de nível 1 e 2:

O vídeo “O sexismo” da autoria de Carolina Lourenço, Catarina Fernandes e Diogo Vasconcelos do Colégio José Álvaro Vidal – Fundação CEBI, com o acompanhamento da professora Sofia Monteiro.

 

O vídeo “Mulher = Homem” da autoria de Marta Sílvia Morosan e Matilde dos Santos Barreiro, da Escola Básica de Febo Moniz, com o acompanhamento da professora Salomé Heitor.

 

Menções honrosas na categoria do Ensino Secundário e Ensino Profissional de nível 3 e 4:

O vídeo “O acaso que (não) dita o futuro” da autoria de Leonor Mendes, Mafalda Martins e Margarida Brito, da Escola Secundária de Miraflores, com o acompanhamento das professores e professores Zelinda Baião, Susana Tavares, Paula Contenças, Paulo Solipa e Tiago Martins.

 

O vídeo “Sexismo na sociedade” da autoria de Ana Eduarda Rodrigues Gouveia, Joana Dias Melo e Marisa Mendes Rodrigues, da Escola Secundária Quinta das Palmeiras, com o acompanhamento da professora Anabela Dias Pinto.

 

O vídeo “Sexismo e as mulheres” da autoria de Mariana Cruz e Rita Diniz, da Escola Secundária de Miraflores, com o acompanhamento das professores e professores Zelinda Baião, Susana Tavares, Paula Contenças, Paulo Solipa e Tiago Martins.

 

Vídeos vencedores na categoria do 3º ciclo e Ensino Profissional de nível 1 e 2:

2º prémio – O vídeo “SOS STOP o Sexismo” da autoria de Filipa da Silva Gomes, Tatiana Sofia Ribeiro Pacheco e Rodrigo Costa Neto, da Escola EB 2,3 de Eiriz, com o acompanhamento das professoras Lígia Leal e Diamantina Bastos.

 

1º prémio – O vídeo “Sexismo. Um preconceito ainda vivido” da autoria de Alice Rocha, Marta Leitão e Núria Morais, da Escola Secundária Viriato, com o acompanhamento das professoras Dália Aparício e Paixão Pinto.

 

Vídeos vencedores na categoria do Ensino Secundário e Ensino Profissional de nível 3 e 4:

2º prémio – O vídeo “Sexismo em contexto online” da autoria de Marta Sales e Margarida Moreira, da Escola Secundária de Miraflores, com o acompanhamento das professores e professores Zelinda Baião, Susana Tavares, Paula Contenças, Paulo Solipa e Tiago Martins.

 

1º prémio – O vídeo “Já não existe sexismo?” da autoria de Laura Carrola Baltazar e Luísa Saraiva Simões Pereira dos Santos, da Escola Secundária Quinta das Palmeiras, com o acompanhamento da professora Anabela Dias Pinto.

 

Os prémios e certificados foram entregues às e aos estudantes por representantes da PpDM, CIG e RBE, bem como por representantes das empresas patrocinadoras Auchan e Xerox.

Foram também distinguidas/os docentes cujo trabalho pedagógico de acompanhamento e encorajamento foi central à criação dos vídeos premiados e à formação contra o sexismo das e dos estudantes, assim como representantes das escolas e agrupamentos de escolas de onde as equipas são provenientes.

Ana Sofia Fernandes (PpDM) moderou a sessão de encerramento, que terminou com a comunicação entusiasta de José Vítor Pedroso, Diretor-Geral da Educação.

Consulte a galeria da cerimónia.

_____________________________________________________________________________________________________________________