Os media e a crise dos refugiados
O eBook “Os media e a crise dos refugiados”, é uma agenda de atividades lançada em 18 de dezembro, que a Assembleia Geral das Nações Unidas propôs que fosse evocado como Dia Internacional das Migrações, ou Dia Internacional do Migrante.
A iniciativa surge a partir do Seminário Permanente de Educação para os Media, que tem funcionado no quadro do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, procurando, por esta via, proporcionar pistas e ferramentas para um posicionamento crítico e esclarecido relativamente à questão dos refugiados. Para isso, contou com contributos de diversos quadrantes, incluindo de estudantes sírios.
A Agenda reúne 29 propostas de atividades, na sua maioria dedicadas a crianças e jovens, tendo como principal centro de ação as instituições escolares.
Tendo como propósito a Educação para os Media, pretende promover a análise do modo como esta crise tem sido coberta pelos media: os aspetos que mais salientam, as imagens que publicam, os sons que propagam, os problemas que (não) explicam, as histórias que (não) apresentam, bem como as zonas de silêncio e de nebulosidade que nos podem impedir de ver e de ler melhor o mundo em que vivemos".
Organização:
Manuel Pinto, Sara Pereira & Maria José Brites
ISBN
978-989-8600-47-9