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O estudo é de 2002, mas vale a pena lê-lo com atenção. A sua análise permite ultrapassar algumas ideias feitas sobre as competências dos jovens no acesso à informação disponível na Internet e sobre a utilização que dela fazem na escola e fora dela.
É imperiosa a necessidade de rentabilizar os recursos que a escola possui nesta área, em particular a biblioteca, e de os colocar, de forma programada e em resultado de uma parceria efectiva entre a biblioteca e os professores em actividade lectiva, ao serviço do desenvolvimento da literacia da informação dos nossos alunos.



"A investigação foi conduzida por três questões centrais:

• Qual a representação que os jovens têm da Internet? Importa avaliar a imagem da Internet, quer os jovens sejam utilizadores, quer não. A investigação procurou medir o impacto do discurso social, escolar ou familiar na representação que o jovem tem da Internet e nos seus modos de utilização.

• Qual a utilização efectiva que os jovens fazem da Internet? Tratou-se de verificar as condições concretas de utilização (frequência, duração, lugar, enquadramento, condições de acesso, etc) bem como determinar as modalidades e tipos de utilização.

• Como é que se verifica a apropriação da Internet, pelos jovens? Trata-se de precisar o grau e tipo de integração nos hábitos de vida dos jovens. Em que medida, por exemplo, o acesso à Internet modifica, enriquece ou altera comportamentos sociais, modos de aprendizagem, hábitos de consumo mediático e cultural, expectativas. "


Está disponível em Biblioteca On-line de Ciências de Comunicação


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3 comentários

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De asp a 24.06.2007 às 21:00

Estudo completamente desactualizado. Cinco anos, nesta área, correspondem a alterações tão profundas, tornando o estudo obsoleto. As escolas são outras, as preocupações dos alunos são outras, a utilização da Internet pelos jovens é feita com outra intensidade e para outros fins.

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