Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Os jardins-de-infância do Agrupamento de Escolas de Seia aceitaram o desafio da biblioteca escolar: trabalhar a coleção da obra Alana à descoberta do Mundo da escritora Alice Cardoso.

O desafio proposto resultou num trabalho que recebeu os melhores elogios por parte da escritora e de todos que tiveram a oportunidade de o apreciar.

Coube a cada jardim-de-infância escolher uma parte do mundo e vestir a personagem. O resultado foi a construção de várias bonecas “ALANAS” com diversos materiais, representando os oceanos e todos os continentes. Estes figuraram da seguinte forma: a Europa foi representada pelos jardins-de-infância de Travancinha, Eirô, Sabugueiro, Tourais e Vila Verde que, respetivamente, expuseram Portugal (regiões da Nazaré e Madeira), Espanha e Inglaterra; a África foi retratada pelos jardins-de-infância de Santiago e Santa Marinha; a América do Norte foi exibida pelo jardim-de-infância de S. Martinho; a América do Sul foi representada pelo jardim-de-infância de Pinhanços; a Ásia mostrada pelos jardins-de-infância do Carvalhal da Loiça e de Santa Comba que decoraram as suas Alanas representando a China e a Índia; a Oceânia foi exibida pelo jardim-de-infância do Eirô que nos mostrou a Austrália; e os Oceanos foram exibidos pelo jardim-de-infância de Pinhanços.

As várias Alanas reinventadas e respetivos objetos permitiram desenvolver múltiplas áreas de conteúdo e atingir as metas curriculares definidas para a Educação Pré-Escolar.

Autoria e outros dados (tags, etc)



RBE


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.



Twitter



Perfil SAPO

foto do autor