Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




tese.png

 Autor: Ferreira, Ana Paula Faria | 2016 | Ver/Abrir

 

Resumo

A presente investigação, que se insere na área de especialização de Educação Sociedade e Desenvolvimento, debruça-se sobre os cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) de nível secundário (NS).

 

Estes cursos, da responsabilidade da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), surgem como uma oferta de educação e formação para os adultos que pretendem adquirir habilitações escolares e/ou competências profissionais.

 

Dada a centralidade que a aprendizagem ao longo da vida (ALV) tem vindo a assumir na nossa sociedade e o aumento significativo de adultos que voltaram à escola, torna-se importante caracterizar os modelos de formação implementados e avaliar o seu impacto, contribuindo, desta forma, para uma compreensão mais aprofundada deste fenómeno educativo.

 

Nesse âmbito, a investigação realizada organiza-se em torno de dois objetivos principais : avaliar o impacto dos cursos EFA-NS junto dos diferentes intervenientes e caracterizar as práticas pedagógicas implementadas. Uma vez que se pretende ter uma compreensão holística de um fenómeno atual, em processo de desenvolvimento, com características contextuais e multidimencionais, recorreu-se a uma abordagem qualitativa, mais precisamente à realização de um estudo de caso.

 

A recolha de dados concretizou-se, essencialmente, através de entrevistas, observação das sessões de formação, questionários de opinião e análise documental. A análise dos dados seguiu uma estrutura organizativa, que derivou do enquadramento teórico, bem como dos próprios dados e das questões de investigação.

 

Os dados obtidos ao longo deste estudo permitiram aferir a pertinência do modelo de educação e formação de adultos implementado nesta escola. Nesse sentido, foi efetuada a caracterização deste modelo, em especial as metodologias e as estratégias de intervenção utilizadas e analisada a sua adequação às recomendações institucionais e aos pressupostos. Foram, também, caracterizados os recursos humanos envolvidos - coordenador, mediador e formadores - e as metodologias de trabalho privilegiadas por esta equipa pedagógica.

 

O estudo permitiu, também, conhecer o impacto dos cursos EFA-NS junto dos diferentes atores - equipa pedagógica e formandos. Face ao contexto de formação e aos resultados obtidos, foram apontados alguns desafios que se colocam atualmente a estes percursos de educação e formação de adultos.

 

Referência: http://hdl.handle.net/10362/19121

 

Conteúdo relacionado:

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Etiquetas:



RBE


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.



Twitter



Perfil SAPO

foto do autor