Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Seg | 02.05.22

Oficina de Escrita da Biblioteca Escolar

2022-05-02-3.png

No Agrupamento de Escolas Gomes Teixeira de Armamar há uma Oficina de Escrita que dá prémios e dá livros!... Muitos prémios e muitos livros!

A Oficina de Escrita da Biblioteca Escolar tem vindo a destacar-se, desde 2014/ 2015, não só pelo dinamismo implementado, mas, principalmente, pelos resultados obtidos.

O dia 28 de abril foi mais um dia de festa na biblioteca do Agrupamento, pois os alunos do 4ºA/B receberam a distinção relativa ao 1º e 2º lugares do Prémio Luís Sepúlveda 2022. Não é, por isso, de estranhar que o professor bibliotecário, César Carvalho, tenha sido convidado para o programa da RTP1 – É ou não é? O grande debate – da próxima terça-feira, às 22 horas.

No início das suas funções na biblioteca, César Carvalho, professor bibliotecário com formação inicial do 1.º Ciclo, foram diagnosticadas nos alunos algumas lacunas no português, concretamente ao nível da leitura e da escrita. Juntando a este facto as orientações da Rede de Bibliotecas Escolares, que davam grande relevo ao trabalho com o 1.º Ciclo, apresentou-se como opção, com a concordância do Conselho Pedagógico, incluir, no Plano Anual de Atividades, as Oficinas de Escrita, a cargo do professor bibliotecário.

Foi assim que as Oficinas de Escrita, enquadradas nas planificações conjuntas entre o professor bibliotecário e os docentes titulares, das turmas do 3.º e 4.º anos, se iniciaram e continuam a realizar-se. Durante 9 horas por semana, de acordo com as temáticas curriculares, a biblioteca assume a aula e desenvolvem-se as Oficinas de Escrita, com a preocupação da construção intencional de textos, enquanto são lecionados os conteúdos planificados (diz-se "intencional" porque os alunos sabem, à partida, qual é o objetivo da escrita - concursos, mensagens à comunidade, poemas para espetáculo, letras de canções...).

A verdade é que, desde que esta dinâmica de escritas foi implementada, de entre as muitas iniciativas cujas evidências impregnaram os cadernos diários dos alunos e os quadros escritos e sucessivamente apagados, qual arte efémera na areia da praia ou céu azul de nuvens mágicas, se destacam os textos publicados em livros:

Prémio Conto Infantil Ilustrado Correntes D’Escritas, Porto Editora:

 

Outros projetos:

  • Projeto Poemar:

Livro Poemar o Douro, 2015, prefácio de Mia Couto, homenagem a Fernando Couto

Livro digital Poemar as Cores, 2016, homenagem a Fausto José.

  • Projeto “Histórias da Ajudaris”: de 2015 a 2021, ininterruptamente, com vários textos publicados.
  • Projeto + Sucesso Escolar – Concurso Nacional “Vamos contar uma história”: 2020 – dois 1.ºs Lugares – As Irmãs e Adivinhar o Futuro (é muito duro)
  • IV Concurso Nacional Contos de Filosofia para Crianças: 2020 – Menção Honrosa – Caça ao Tesouro
  • Ainda outros projetos realizados em E@D:

2020 - Livro digital A Japoneira da Filipa

2020 - Livro digital Hoje fui dar um passeio à volta de minha casa

_____________________________________________________________________________________________________________________