Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Qua | 27.07.22

ODS: Juntos Mudamos o Mundo

2022-07-27.png

O Município de Vila Nova de Famalicão, através da Rede Municipal de Leitura Pública, iniciou, no ano letivo 2019/ 2020, um concurso de escrita criativa designado tODoS por um mundo melhor, dirigido aos alunos do 2º e 3º CEB do concelho de Vila Nova de Famalicão, cuja temática são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Os contos/ textos vencedores são premiados com a sua publicação em formato interativo digital.

A organização, divulgação e realização do projeto, nas escolas, está a cargo das bibliotecas escolares do concelho. Nas reuniões mensais do Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Famalicão são definidos os ODS a trabalhar durante o ano letivo. Em seguida, os professores bibliotecários, em conjunto com a equipa da biblioteca municipal, fazem a divulgação do concurso em cada escola do concelho. Estabelecidas as regras e prazos do desafio, passa-se às fases seguintes.

Por ano letivo são abordados três ODS, partindo-se de sessões de apresentação, junto das turmas inscritas a concurso, levadas a cabo pelas bibliotecas municipais e escolares. Estes três ODS servirão de tema principal ao texto/ conto que será produzido numa oficina de escrita criativa, na biblioteca ou em sala de aula, em disciplina a designar. Cada turma inscrita no concurso apresenta três textos/ contos, um para cada ODS abordado na sessão de apresentação.

Os textos/ contos finais remetido a concurso são sujeitos a uma avaliação e seleção por parte de um júri designado e, após a seleção dos trabalhos vencedores, os mesmos são editados e transformados num conto interativo digital.

Este trabalho já permitiu a publicação de cinco contos interativos digitais e estão mais dois em preparação para serem publicados em breve.

São objetivos deste concurso: dar a conhecer à comunidade os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; promover a criação literária e criar uma coleção de contos interativos digitais dedicados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Para saber mais sobre o projeto, visite o respetivo sítio.

_____________________________________________________________________________________________________________________