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Blogue RBE

Qui | 03.07.25

O robot que gostava de livros

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Desenvolver o pensamento computacional de mãos dadas com o gosto pelos livros e pela leitura? Sim, é possível!

A programação e a robótica, quando introduzidas de forma lúdica e adaptada à idade, oferecem uma série de benefícios para crianças em idade pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico. Estas atividades, além de serem muito divertidas, estimulam o desenvolvimento de diversas competências essenciais para o futuro. Conscientes disso, a requalificação da Escola Básica Louro Artur, pertencente ao AE Carlos Gargaté, em Almada, realizada em 2023-2024, na sequência de uma candidatura (RE)Criar a Biblioteca, com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares, incluiu nos recursos necessários à sua requalificação, um Robot. O Tale-Bot Prob da MATATALAB foi escolhido pela sua robustez e versatilidade. O Robot carrega-se via USB e tem uma caixa de atividades associada, bem como diversos complementos.

Em outubro de 2024, iniciamos o projeto O ROBOT QUE GOSTAVA DE LIVROS do qual fazemos agora um balanço.

O objetivo principal deste projeto é realizar a mediação de livros e leitura, para as salas de Educação Pré-escolar e 1.º ciclo, ligada às aprendizagens essenciais previstas para esses níveis, em cada domínio. Todas as atividades partem sempre de um livro ou conjunto de livros e visam valorizar o livro e a leitura, ao mesmo tempo que se trabalha o currículo.

Os benefícios das atividades utilizando robôs são já conhecidos e foram comprovados cientificamente, mas destacamos alguns:

  • Desenvolvimento do pensamento computacional: aprender a decompor problemas em partes menores, identificar padrões e criar soluções é fundamental para o desenvolvimento do pensamento lógico e crítico.
  • Criatividade e resolução de problemas: ao programar e construir robôs, as crianças são incentivadas a pensar de forma criativa e a encontrar soluções inovadoras para
  • Colaboração e trabalho em equipa: a maioria das atividades de programação e robótica pode ser realizada em grupo, o que promove o trabalho em equipa, a comunicação e a cooperação.
  • Autoconfiança: ao verem os seus projetos tomarem forma, as crianças desenvolvem a autoconfiança e a
  • Matemática e ciências: a programação e a robótica envolvem conceitos matemáticos e científicos, como geometria, medidas e física, de forma prática e divertida. Esses projetos podem partir sempre de sessões de leitura recreativa.
  • Linguagem: a programação exige a utilização de uma linguagem precisa e concisa, o que contribui para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita.
  • Preparação para o futuro: as competências desenvolvidas através da programação e da robótica são altamente valorizadas no mercado de trabalho atual e

Face ao sucesso das atividades realizadas no final do ano letivo anterior a título experimental, em 2024/2025, decidimos que o projeto poderia ser alargado à Escola Básica de Santa Maria, sempre que os docentes estivessem interessados em aliá-las quer à promoção da leitura quer ao desenvolvimento do currículo. Escolheu-se a Semana da Leitura 2025 para apresentar as diferentes possibilidades.

Assim, desde outubro de 2024, foram implementadas as seguintes atividades, no âmbito deste projeto:

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Pré-escolar, “Ajuda o Bot”

Para esta faixa etária, a atividade é preparada a partir de um livro musicado; os alunos escutam a história-canção e apercebem-se da sequência do livro que é folheado pela PB; a sequência das páginas está representada nas quadrículas do tapete e cada aluno vai programando o robô através das diversas páginas (uma página por aluno ou par de alunos, até se completar a leitura). (Livro escolhido Lua , de Antonio Rubio” e Oscar Villán, editado pela Kalandraka)

 

1º ano, “O Robot que gosta de livros, nível 1”

Ainda no 1.º semestre, sem terem adquirido a competência da leitura, os alunos ajudam o Robot a conquistar livros; cada aluno escolhe um livro de um grupo, previamente selecionado pela professora bibliotecária, entre os livros novos; a capa do livro está representada numa das 30 quadrículas do tapete de Robótica 6x5; cada aluno é desafiado a programar o robot desde a casa de partida até à quadrícula que apresenta a capa do livro; conquista-o e explora-o por alguns momentos; o conjunto dos livros conquistados por cada grupo de alunos (dada a dimensão das turmas e o facto de apenas termos um robô, a atividade decorre em dois turnos) é entregue ao professor, que escolhe os títulos que lerá na sala de aula ou na BE.

ano, “O Robot que gosta de livros, nível 2”

A lógica é semelhante à anterior até ao ponto em que o aluno vence a prova, ganha o livro, mas, neste caso, lê os primeiros parágrafos em voz alta; esta é uma forma de valorizar a leitura expressiva, de motivar o aluno para ler e ler melhor e, no caso dos professores envolvidos, avaliar, de forma lúdica, a fluência leitora.

2.º ano, "A menina Gotinha de água” / Ciclo da Água

A-Menina-Gotinha-de-Agua.jpgPara o 2.º ano, foi desenhada uma atividade em que os alunos têm a oportunidade de escutar e explorar um excerto de A Menina Gotinha de Água, de Papiniano Carlos (na edição ilustrada por Joana Quental para a Campo de Letras, infelizmente já esgotada, mas disponível nas Bibliotecas Municipais); em seguida, são apresentadas, de forma muito breve, as diversas fases pelas quais passa a água no seu ciclo; os alunos observam imagens representativas das diferentes fases e estados da água no tapete de robótica e, em equipas de 3 ou 4 alunos, planificam o caminho do robô (usando uma tabela 6x5 impressa); após a planificação, programam o robô, mas, desta vez, cada aluno aplica um só passo da programação e cede o passo seguinte ao colega, num exercício que exige foco, atenção, diálogo e respeito pelo outro. Esta atividade pode ser realizada como pré-atividade no contexto da unidade de Estudo do Meio sobre o Ciclo da água, mas poderá ser repetida noutras turmas, após o trabalho em sala de aula, como revisão ou reforço dos conteúdos.

3 º ano, “Conta-me coisas do teu país / Bandeiras”

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Para o 3.ºano, foi preparada uma atividade com o auxílio de um grupo de alunos da turma 3.ºA. No contexto da unidade de Estudo do Meio sobre Países, Capitais e Bandeiras da Europa, os alunos selecionaram previamente alguns capítulos do livro Conta-me coisas do teu país - 30 e-mails para a diversidade”, de Jordi Costa e Daniel Cela, editado em 2005, pela Didática Editora. Os alunos lêem alguns excertos dos capítulos selecionados e, depois, iniciam o jogo; no tapete, estão diversas bandeiras das já estudadas; cada aluno recebe um cartão com o nome de um país e deve programar o robô para se dirigir até à respetiva bandeira; a atividade pode ser jogada individualmente ou a pares; os alunos podem ser, ainda, questionados sobre a capital do país em questão ou ser desafiados a indicar a localização do país no globo (uma das turmas, numa sessão de CLE prévia, leu o livro, sorteando os capítulos, através do rodar do globo). Nesta, como em todas as atividades implementadas até ao momento, a curiosidade sobre os livros é rapidamente despertada e os livros são entusiasticamente disputados.

ano

Uma vez que estes alunos estão em fase de transição de ciclo e poderão não ter oportunidade, no futuro, de trabalhar com robôs, as turmas puderam realizar duas atividades distintas.

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“Vamos ler Martim?”: O livro “Martim”, obra premiada de duas autoras bascas, Alaine Agirre (texto) e Maite Gurrutxaga (Ilustração), que celebra a amizade e promove a aceitação da diferença, apresenta, a dada altura, um padrão de borboletas desenhadas pela personagem principal; o tapete de robótica repete esse padrão com borboletas diferentes; os alunos devem atravessá-lo, somando pontos até chegar à personagem; a atividade enquadra-se noutra mais alargada de leitura coletiva e conversa em torno do texto.

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“Let’s find your animal?”: Nesta atividade, totalmente falada em inglês, os alunos são chamados a ativar as suas competências em língua inglesa, recordando o vocabulário da unidade “Animals” e a construção de pequenas frases; trabalham a pares aos quais é distribuído um cartão com o nome de um animal em inglês; o primeiro par lê a palavra, procura a imagem do animal no tapete e discute sobre como programar o robô até lá chegar; cada par programa o seu robô, sendo que o par seguinte não volta à casa de partida e programa o seu

robô para encontrar o animal a partir do ponto em que ficou o par anterior. Ao completar o objetivo, cada aluno deve dizer em voz alta e corretamente uma frase, usando a palavra-nome de animal. Esta atividade é precedida pela leitura expressiva de um excerto de The Jungle Book, um dos livros em inglês que existem na BE, e pela apresentação de outros livros nessa língua que os alunos poderão requisitar.

 

O balanço deste projeto tem sido bastante positivo, podendo um pequeno vídeo sobre algumas das atividades ser visualizado nesta hiperligação. Por ser uma atividade bastante lúdica, os alunos aderem muito bem, mostram a sua curiosidade, respeitam as regras, pedem sempre mais e a forma como olham os livros trabalhados é sempre muito animadora, pois demonstra motivação em conhecer o livro. Por colocar os alunos em situação de confronto natural com a leitura, a sua e a dos outros, fora do espaço da sala de aula, a mesma é valorizada, os alunos querem ler mais e querem ler melhor, pois sabem que isso é condição para o sucesso na atividade.

Este é, sem dúvida, um projeto a continuar e uma forma de trabalhar os livros e a leitura, em articulação com múltiplas competências previstas no currículo das diversas áreas.

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Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0