Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogue RBE

Seg | 24.02.20

O que ensinar hoje na escola? | cristóbal cobo

Objetivos da educação, o significado de escola e como pensar numa formação à prova de futuro

bo.png

Cristóbal Cobo é especialista sénior em políticas de educação e tecnologia e autor de vários livros essenciais para entender a educação, atualmente. Todos são publicados com licenças abertas e, se ainda não o fez, recomenda-se que leia especialmente Invisible learning , escrito em conjunto com John Moravec em 2011, The pendending innovation (2016) ou I accept the conditions , publicado em 2019, pela Santillana Foundation.

Oiça o podcast.

Precisamente para a Fundação Santillana e no âmbito do projeto #enclaveFS, conversou-se com Cristóbal Cobo sobre os objetivos da educação, o significado da escola, o que é importante trabalhar nas escolas hoje e, finalmente, como pensar numa formação à prova de futuro.

"É fundamental aprender a diferença", diz Cobo assim que a conversa começa. Eu acho, diz, "que vivemos numa sociedade onde as revoluções se sobrepõem". Onde existem diferentes maneiras de entender a realidade e pensar sobre que tipos de pessoas temos que preparar. Eu gosto de pensar, continua Cobo, numa sociedade em que tanto os da periferia como os dos centros têm oportunidades de transformação. Uma sociedade capaz de construir pontes.

Nas últimas décadas, e especialmente desde a queda do muro , muito tem sido dito sobre a globalização. Mas a verdade é que a globalização tem sido um processo bastante monocromático, diz Cobo. Em vez de experimentar um processo de multiplicação de pontos de vista que leve em conta uma variedade maior de culturas, a globalização significou, como argumenta Bruno Latour, a imposição de “uma visão única, absolutamente provincial, proposta por algumas pessoas que representam um pequeno número de interesses, limitado a alguns instrumentos de medição e alguns padrões e formas ”( Bruno Latour, Onde pousar, 2019 ).

Ler mais >>

Referência: “Yo pensaría en una sociedad donde los que están más en las periferias también tengan oportunidades, así como los que están en los centros” - Fundación Santillana. (2020). Fundación Santillana. Retrieved 24 February 2020, from https://www.fundacionsantillana.com/ed21/entrevista-cristobal-cobo/

_____________________________________________________________________________________________________________________

1 comentário

Comentar publicação