Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





















Ciencia en Acción é um concurso internacional, em língua espanhola e portuguesa, que visa fomentar a divulgação científica e tecnológica. Mantém, desde a sua criação, importantes laços com programas análogos em Museus, Universidades, Empresas, Centros Científicos e outras organizações relacionadas com a ciência, por toda a Europa. Envolve exposições, conferências, programas de televisão especiais e outros trabalhos coletivos. Destina-se a divulgadores e professores de ciências de todos os níveis, com o intuito de valorizar projetos que aproximam o cidadão comum da ciência e da tecnologia, em qualquer das suas áreas disciplinares. 

Este ano, a XIII edição de Ciencia en Acción decorreu entre os dias 5 e 7 de outubro, no Centro de Ciência CosmoCaixa de Alcobendas, em Madrid. A Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro (FCCV) e a RBE participaram com o projeto Newton gostava de ler, que venceu o primeiro prémio em ex aequo na modalidade “Materiais didáticos de ciência”. 

O projeto Newton gostava de ler, como sabemos, decorre da parceria entre a FCCV  e a RBE e promove, na Biblioteca Escolar, um programa anual de atividades que visa articular literatura e ciência. Iniciou-se nas bibliotecas de escolas/ agrupamentos de Aveiro e Estarreja e, este ano letivo, está a arrancar  em Sintra.

A participação neste encontro foi para nós uma excelente oportunidade de troca de experiências e é uma das maneiras mais eficazes de conhecer outras instituições que apresentam diferentes abordagens na divulgação de ciência. A nossa presença, em conjunto com a FCCVA, foi muitíssimo enriquecedora, confirmando-se assim o interesse deste evento.  



José Saro
Coordenador interconcelhio



RBE


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Twitter



Perfil SAPO

foto do autor